Tecnologia

Novo recurso do iOS 9 acaba com a sua franquia de dados

Em busca de bom Wi-Fi, sistema da Apple gasta internet móvel


	iOS 9: sistema foi lançado em setembro deste ano
 (Divulgação/Apple)

iOS 9: sistema foi lançado em setembro deste ano (Divulgação/Apple)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 17h05.

São Paulo – Um recurso do iOS 9 pode ser o responsável pelo alto consumo de internet móvel no seu iPhone nos últimos dias. 

Chamada Assistência Wi-Fi, a função procura redes Wi-Fi com melhor sinal, visando que o usuário esteja sempre conectado a uma rede sem fio estável. Porém, dados móveis são usados para realizar essa tarefa, já o acesso à internet via operadora é acionado quando a rede não for boa o suficiente para o iPhone.

Mike Murphy conta em um texto no Quartz que seu consumo mensal de internet móvel é de 1 GB e que já gastou 3 GB em setembro. Ele atribui o abuso no gasto de sua franquia de dados à Assistência Wi-Fi. Outros usuários do iOS 9 reportam o mesmo problema nas redes sociais.

O recurso é útil para momentos em que você se encontra em um local que tem um sinal fraco e outro mais forte – e o seu iPhone fica preso à pior delas. O sistema faz uma análise e detecta que há uma conexão de melhor qualidade e, então, conecta o aparelho a ela. 

A questão é que, enquanto nos Estados Unidos é comum que os consumidores tenham planos ilimitados (ou quase) de internet móvel, no Brasil, as operadoras limitam o uso da web de acordo com o franquias de dados diárias ou mensais.

Para desabilitar o Assistente de Wi-Fi, e economizar a internet no celular, o caminho é entrar no item Celular do aplicativo Ajustes e desligar o recurso Assistência Wi-Fi.

Acompanhe tudo sobre:CelularesInternet móveliOSiPhoneSmartphones

Mais de Tecnologia

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

CrowdStrike: CEO diz que problema que derrubou sistemas Windows está solucionado

Mais na Exame