Tecnologia

Novo app do Google manda vídeos do iPhone para o YouTube

Com o lançamento do YouTube Capture, o Google passa a ter 18 aplicativos para iPhone na App Store

O YouTube Capture chega no momento em que o Google comemora 10 milhões de downloads de seu app Maps para iPhone (Divulgação)

O YouTube Capture chega no momento em que o Google comemora 10 milhões de downloads de seu app Maps para iPhone (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 10h19.

São Paulo — O Google liberou mais um aplicativo para o iPhone, o YouTube Capture. O app permite filmar, melhorar a qualidade dos vídeos e publicá-los no YouTube e nas redes sociais de forma simples e prática. 

Quando o Google lançou seu aplicativo do YouTube para iPhone , em setembro, muita gente reclamou do fato de ele não permitir publicar vídeos no site. Na verdade, a publicação já era possível usando os recursos do próprio sistema iOS do iPhone. Mas o novo YouTube Capture torna a operação mais simples, além de dar mais opções ao usuário.

A pessoa pode usar o próprio YouTube Capture para filmar ou escolher algum vídeo já existente no rolo da câmera do iPhone. Ao filmar, existe a opção de o app lembrar o usuário de manter o smartphone na posição paisagem, o que evita um erro comum – a filmagem na posição retrato.

Há, também, funções para reduzir tremores e corrigir desvios de coloração. Ao publicar, o usuário escolhe se quer que o vídeo fique publicamente disponível ou não. Também é possível compartilhar apenas um trecho da filmagem. Nesse caso, o arquivo original não é alterado.


O compartilhamento pode ser feito no YouTube, no Google Plus, no Facebook e no Twitter numa única operação. A única ressalva é que, às vezes, o link chega às redes sociais antes de os servidores do YouTube acabarem de processar o vídeo. Nesse caso, alguém que tenha visto o link pode receber uma mensagem de erro se clicar nele imediatamente.

O app é parte da atual ofensiva do Google nos dispositivos móveis da Apple. Como se sabe, a Apple eliminou tanto o Google Maps como o YouTube do iOS quando lançou a versão mais recente do sistema. Mas o Google vem contra-atacando com o lançamento de seus próprios títulos. 

A empresa já tem 18 aplicativos para o iPhone e 11 deles foram elaborados para uso também no iPad. O Google Maps para iPhone, liberado na semana passada, registroui 10 milhões de downloads na App Store em apenas 48 horas. O YouTube Capture é grátis e já está disponível na App Store. O Google promete liberar, em breve, uma versão para Android. Veja um vídeo da empresa sobre o app:

https://youtube.com/watch?v=l0sOzdXce6o%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AppsApps para iPhoneEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetiPhoneRedes sociaisTecnologia da informaçãoVídeosYouTube

Mais de Tecnologia

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Mais na Exame