Tecnologia

Samsung lança seu primeiro Chromebook no Brasil por R$ 1.099

Toda a navegação do sistema é baseada na internet e nos serviços do Google

Samsung Chromebook: aparelho estará disponível a partir de hoje, 12 de fevereiro, nas mais de 140 Samsung Brand Shops espalhadas pelo país
 (Divulgação/Samsung)

Samsung Chromebook: aparelho estará disponível a partir de hoje, 12 de fevereiro, nas mais de 140 Samsung Brand Shops espalhadas pelo país (Divulgação/Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 12h58.

São paulo - Em parceria com o Google, a Samsung lançou nesta quarta-feira (12) o seu primeiro Chromebook, um notebook que tem o sistema chamado Chrome OS. Toda a navegação do sistema é baseada na internet e nos serviços do Google. Por exemplo, a maior parte do armazenamento não está disponível no HD do aparelho, mas nos 100 GB na pasta virtual Google Drive (gratuitos por dois anos) que o consumidor ganha ao adquirir o produto.

O aparelho, que é fabricado no Brasil, chega ao mercado hoje por 1.099 reais e tem configuração intermediária, que deve ser o suficiente para rodar o sistema suavemente: processador Samsung Exynos 5 Dual (1.7GHz, 1MB L2 Cache), 2GB, 16 GB de armazenamento, tela LED HD de 11.6' polegadas (1366 por 768p), Bluetooth, padrão Wi-Fi de alta velocidade, além de placa-mãe e chipset proprietários da fabricante.

Os Chromebook fazem sucesso em lojas americanas porque normalmente são mais baratos do que os notebooks que têm sistema Windows. Nos Estados Unidos, eles são vendidos por valores entre 200 dólares (480 reais*) e 300 dólares (720 reais*), em média. A própria Samsung vende um Chromebook com configuração semelhante por 250 dólares (600 reais*).

A Samsung informa que autonomia de bateria do aparelho chega a seis horas e meia de uso moderado. Os programas que funcionam nesse sistema podem ser baixados na Chrome Web Store, uma loja virtual de aplicativos semelhante a Google Play.

O novo Chromebook é bastante fino e conta com espessura de 1,75 cm e 1.1 kg. A fabricante afirma que “design sofisticado é semelhante ao de uma pequena pasta”. A Samsung informa que o público-alvo do novo produto no Brasil são os jovens que estão em constante movimento no dia a dia. No entanto, o aparelho tem foco real é quem precisa de um computador portátil apenas para acessar a internet e usar serviços do Google.


"O brasileiro está cada vez mais conectado e a Samsung tem a missão de inovar sempre. O público consumidor de tecnologia de ponta é uma inspiração para nossa empresa. Esse produto inaugura uma nova categoria de produtos, única em performance, usabilidade e recursos. Ele não é um notebook, não é um tablet, mas une características dos dois mundos. Ele é o Samsung Chromebook", explica Paula Costa, diretora de mobile e TI da Samsung Brasil.

Um ponto positivo do sistema é que o Chrome OS mantém seus aplicativos sempre atualizados, bem como o próprio software. Você não precisa se preocupar com upgrades e manutenção de antivírus, tudo é feito automaticamente.

"Estamos trazendo para o Brasil a categoria melhor sucedida do mercado americano. Em 2013, os Chromebooks representaram 21% do total de computadores portáteis vendidos nos Estados Unidos. Essa parceria com o Google garante ao consumidor brasileiro estar inserido nesta nova tecnologia", disse Tony Firjam, diretor de vendas de TI.

O Samsung Chromebook estará disponível a partir de hoje, 12 de fevereiro, nas mais de 140 Samsung Brand Shops espalhadas pelo país.

Acer Chromebook

O novo notebook da Samsung não é o primeiro a rodar o Chrome OS. No final do ano passado, a Acer anunciou o Chomebook C7, vendido por 1.299 reais. A configuração é semelhante em relação ao produto da Samsung, mas ele tem menos espaço de armazenamento interno, contando com 16 GB de SSD contra os 32 GB do aparelho concorrente.

Chrome OS

O sistema do Google para computadores é uma versão simplificada do Linux. Eles conta com o portfólio de aplicativos da Chrome Web Store, a mesma que oferece complementos para navegadores, bem como acesso a todos os serviços online da empresa, como Gmail, Google Docs, Maps, o próprio navegador Chrome, o Drive, entre outros. Basicamente tudo que está guardado no computador com Chrome OS está na nuvem.

* Valores convertidos sem inclusão de impostos ou taxas.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaINFONotebooksSamsungTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple Watch vai completar 10 anos: qual o futuro do dispostivo?

Microsoft obriga funcionários na China a usarem iPhones

De lavador de pratos a CEO bilionário: a jornada de Jensen Huang na Nvidia

Lançado há um ano, Threads ainda quer ser o novo Twitter

Mais na Exame