Devido ao grande sucesso, "Flappy Bird" chegou a render 50 mil dólares por dia em anúncios (Reprodução / Google Play)
Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 17h17.
São Paulo - Desde que Dong Nguyen anunciou no último sábado que seu game "Flappy Bird" não seria mais comercializado online, uma pergunta vem intrigando a internet: por que ele fez isso? De golpe de marketing a suspeita de plágio, vários rumores apontam razões possíveis para a decisão.
"Há uma teoria corrente de que Nguyen é algum tipo de gênio secreto do marketing e de que isso tudo foi um grande golpe para aumentar os downloads do jogo", afirma Forbes.
Ainda segundo a publicação, uma sequência do game ganharia muito mais atenção com a versão original do jogo fora de circulação. Mas há outros palpites.
Pop demais?
Outra hipótese levantada pela mídia especializada é que Nguyen teria se irritado com a enorme popularidade que seu game ganhou nos últimos tempos - ainda que ele tenha afirmado a The Verge que faturava 50 mil dólares por dia com os anúncios presentes em sua criação.
De dezembro para cá, o desenvolvedor vietnamita independente viu o jogo criado em abril do ano passado ganhar o topo dos rankings de download e as páginas da imprensa. E parece não ter gostado muito.
Em mensagens publicadas no Twitter, Nguyen chegou a afirmar que o Flappy Bird "arruinou sua vida simples":
I can call 'Flappy Bird' is a success of mine. But it also ruins my simple life. So now I hate it.
— Dong Nguyen (@dongatory) 8 fevereiro 2014
Na rede social, ele ainda negou sua intenção de vender o game e resistiu bravamente ao assédio (e às críticas) dos jogadores de sua criação.
Plágio?
Uma terceira possibilidade para a decisão de Nguyen de tirar o Flappy Bird envolve acusações de plágio. Sites como o Wall Street Journal relacionam o design simples do game com as antigas criações da Nintendo - como Super Mario Bros.
Outro jogo constantemente comparado com o Flappy Bird é o Piou Piou vs. Cactus - lançado em 2011. Entretanto, Nguyen desmentiu que pudesse ter sido procurado pelos criadores desses jogos quando anunciou no Twitter a desativação de Flappy Birds.
Em suas mensagens, ele deu a entender que estava mesmo cansado do assédio gerado pelo game - que desafiava o usuário a fazer um pássaro voar entre tubos sem bater em nenhum deles.