Tecnologia

Minha saga para instalar o Windows 8.1

Repórter conta suas desventuras ao tentar atualizar o sistema operacional da Microsoft

Tela azul (Reprodução)

Tela azul (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 14h58.

As vantagens oferecidas pelo recém-lançado sistema operacional da Microsoft são irresistíveis. Só que fazer a instalação no meu ultrabook Samsung foi uma missão duríssima e ainda estou sem o computador.

No dia 17 de outubro, a Microsoft disponibilizou seu novo sistema operacional, o Windows 8.1. Prometia uma série de melhoras quando comparado ao 8.0, que veio instalado no meu computador, um ultrabook Samsung Série 5 Touch, modelo NP540U3C-A02UB, que comprei em março deste ano.

No dia 23 de outubro decidi mergulhar no mundo novo e no progresso que eram prometidos. Desktop melhorado, mais flexibilidade para acessar Desktop e o menu lateral (Charm), o Snap View, que permite aproveitar a tela para rodar duas tarefas ao mesmo tempo, a busca Bing integrada ao sistema, mais recursos... Sim, eu quero! Progresso, lá vamos nós!

Instalar um sistema operacional em um computador exige um pouco de atenção, porque quase sempre essa tarefa reserva surpresas. Bugs não são raros, tem de reimplantar alguns drivers (para ativar placas de vídeo e som, por exemplo), tem de se acostumar com uma nova interface.

O que eu não poderia imaginar é que ao correr meu dedo pela tela e clicar em “Get the Free Update” eu mergulharia em um pesadelo.

Quando terminei a instalação, a tela encheu-se com a cor azul e uma mensagem: “Your PC ran into a problem and needs to restart. We’re collecting some error info, and we’ll restart for you”. Quer dizer, literalmente: Seu PC teve um problema. Estamos “apenas” coletando os erros de informação, e então vamos reinicializá-lo para você”. O problema é que o Samsung fez isso, uma, duas, três, infinitas vezes, como uma barata tonta. Indo direto ao ponto: eu estava frito, idem a minha máquina com a tela azul como um Smurf.

Acessei a internet e logo descubro que não sou o único a ter problemas. O americano Larry Magid, colaborador da revista Forbes, quatro livros escritos sobre Windows, desde que o primeiro dos sistemas foi lançado, em 1985, por um então jovem Bill Gates, também enfrentou problema semelhante.

Pelos fóruns, acompanho que máquinas Acer, HP e Asus também enfrentam o problema. Seduzidos pelas mesmas promessas de ter uma máquina mais esperta, portugueses enfrentaram problemas com a tela sensível ao toque, americanos toparam com mensagens que indicavam que o “Secure Boot” não podia ser configurado corretamente (em alguns Asus), que a placa de som de alguns Lenovo pifava, que certos HP enfrentavam problemas com a impressora.

É relativamente normal ter problemas com periféricos, em uma atualização do sistema, especialmente hardware antigo. E, no caso do Dell do Larry Magid, e do meu Samsung, a coisa era ainda pior como a presença monótona da tela azul indicava.

Definitivamente o caso do meu laptop merecia estudos por parte de gente especializada. Era um caso para o pessoal do INFOlab, para o engenheiro chefe Luiz Cruz e para o analista de qualidade Leonardo Veras. O INFOlab é o laboratório de testes da INFO, onde dispositivos e produtos passam por avaliações rigorosas.

É esta saga que vamos contar para você nos próximos dia.

Siga os conselhos do pessoal do INFOlab: faça backup de seus arquivos pessoais e atualize os sistema do computador tanto pelo Windows, como pelo software de atualização fornecido pelo fabricante. Entre no site da Samsung e investigue se a atualização é recomendada. Não custa fazer essas checagens.

Mas, mesmo que você seja experiente na arte de baixar programas e resolver bugs, segure a sua mão e a vontade de ter o Windows 8.1, se tiver um notebook da Samsung, como o meu. Mesmo com a colaboração de programadores experientes e até a ajuda de um técnico da Microsoft, essa história reserva fortes emoções – e reviravoltas. Nos próximos dias contaremos tudo para você.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOMicrosoftSamsungTecnologia da informaçãoWindowsWindows 8

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários