Tecnologia

Notas de Comunidade em apps da Meta deve estrear na próxima semana

Segundo o diretor de relações globais da Meta, Joel Kaplan, o programa não aplicará penalidades, como menor distribuição, aos conteúdos considerados enganosos

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 13 de março de 2025 às 11h27.

Tudo sobreMeta
Saiba mais

O programa Notas de Comunidade da Meta deve ser lançado na próxima semana sem penalidades impostas a conteúdos considerados enganosos, afirmou o chefe de assuntos globais da Meta, Joel Kaplan em entrevista à Fox News Digital. O programa deve começar nos Estados Unidos nas plataformas Facebook, Instagram e Threads.

“Nós tínhamos um programa de checagem de fatos de terceiros, que era bem-intencionado no começo, mas se mostrou muito propenso a viés político partidário e destruiu muito a confiança e a credibilidade no sistema”, afirmou Kaplan.

Joel Kaplan: diretor de relações globais da Meta (Sven Hoppe/Getty Images)

Em janeiro deste ano, a Meta anunciou o fim de parcerias com organizações de checagem de fatos que realizavam a moderação de conteúdo. O programa será substituído pelo Notas de Comunidade, em que os usuários são responsáveis por adicionar contexto e correções às postagens. A mudança veio em meio a chegada de Donald Trump a Casa Branca, o que levou um movimento de big techs para se alinhar às posições políticas do presidente.

Segundo Kaplan, a empresa já criou uma lista de espera com centenas de milhares de pessoas que querem fazer parte do programa. A Meta irá começar a admiti-las de forma aleatória e gradual. A companhia ainda irá testar sistemas de escrita e rankeamento antes de lançar o programa.

As notas ficarão limitadas a 500 caracteres, e os colaboradores do programa precisam ter acima de 18 anos e uma conta na plataforma há pelo menos seis meses. Além disso, a conta precisa ter ou um número de telefone ou estar inserida em autenticação por dois fatores.

Além de avaliar o conteúdo enganoso, o programa de checadores da Meta estabelecia penalidades, o que envolvia uma menor distribuição. De acordo com Kaplan, o esquema se tornou uma “ferramenta de censura”. O programa de Notas de Comunidade não terá penalidades. “Nós queremos nos certificar que toda a gama de informação seja fornecida”, disse.

Como o algoritmo irá funcionar?

“A grande vantagem das notas da comunidade é que, em primeiro lugar, em vez de um punhado de chamados especialistas, como os checadores de fatos de terceiros, temos nossa comunidade, que é ampla, ideologicamente diversificada, com pessoas de todo o espectro político", disse.

A companhia disse a Fox News que não irá decidir o que será avaliado ou escrito. A Meta pegou emprestado o algoritmo utilizado pelo X (antigo Twitter), de onde tirou a inspiração para o Notas de Comunidade.

O algoritmo aplica uma nota quando pessoas que normalmente têm opiniões diferentes concordam que algo é enganoso. Isso inclui qualquer conteúdo postado na plataforma, como publicações da própria Meta ou de figuras públicas, a exceção são os anúncios.

As notas estarão disponíveis nos seis idiomas mais usados nos Estados Unidos, inclusive o português.

Acompanhe tudo sobre:MetaFacebook

Mais de Tecnologia

Netflix aposta em videocasts exclusivos para aumentar audiência diurna

Ford redireciona produção de baterias para mercado de armazenamento de energia

PayPal quer criar um banco para expandir empréstimos e serviços financeiros

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção de obesidade