Tecnologia

Nokia investirá US$ 100 milhões para criar o carro do futuro

A parte da empresa finlandesa que não foi vendida à Microsoft irá investir em pesquisas para criar novas tecnologias que possam fazer parte dos carros do futuro


	Nokia irá investir 100 milhões de dólares para descobrir o carro do futuro
 (Henrik Kettunen/Bloomberg)

Nokia irá investir 100 milhões de dólares para descobrir o carro do futuro (Henrik Kettunen/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 5 de maio de 2014 às 11h03.

São Paulo – A Nokia anunciou que irá investir 100 milhões de dólares (223 milhões de reais) em pesquisas relacionadas a carros inteligentes e conectados. As pesquisas serão financiadas pela Nokia, mas realizadas por outras empresas ou órgãos que trabalhem na área.

De acordo com a Nokia, o objetivo é “identificar e investir em companhias cujas inovações serão importantes para um mundo conectado e com carros inteligentes”.

A Nokia já atua no mercado com o Here, um serviço de mapas inteligentes.

O anúncio da Nokia vem apenas alguns dias depois que parte da empresa passou ao controle da Microsoft. A divisão de aparelhos (com smartphones e tablets) passou ao controle da empresa americana na semana passada, depois de uma compra de 7,2 bilhões de dólares.

A competição por carros inteligentes vem aumentando e mostrando que ele pode ser um setor importante no futuro. O Google, por exemplo, parece estar alcançando certo êxito com seus carros que se dirigem.

A briga pelo espaço interno do carro também vem esquentando. A própria Microsoft mostrou sua versão de Windows para rodar dentro de automóveis. A empresa já atua nessa área com o Ford Sync, uma tenologia conectada desenvolvida pela Microsoft com o Windows como base e embarcada em carros da montadora Ford.

Outro participante nessa corrida é a Apple, que recentemente apresentou o CarPlay, uma versão de iOS para carros, que já tem montadoras parceiras, como Mercedes-Benz e Ford.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInovaçãoMicrosoftNokiaTecnologia da informaçãoVeículos

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições