Tecnologia

Nokia e Apple disputarão patente em tribunal

HELSINQUE - As fabricantes de celular Nokia e Apple buscam uma audiência em tribunal em uma disputa de patentes para meados de 2012, segundo documento judicial, o que reforça a perspectiva de que será um longo processo. A Nokia, líder de mercado, abriu o processo contra a fabricante do iPhone em outubro de 2009, acusando-a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2010 às 15h06.

HELSINQUE - As fabricantes de celular Nokia e Apple buscam uma audiência em tribunal em uma disputa de patentes para meados de 2012, segundo documento judicial, o que reforça a perspectiva de que será um longo processo.

A Nokia, líder de mercado, abriu o processo contra a fabricante do iPhone em outubro de 2009, acusando-a de usar tecnologias patenteadas sem pagar por elas.

A empresa busca receber uma indenização de até 1 bilhão de euros (1,36 bilhões de dólares), segundo analistas.

A Apple, por sua vez, abriu uma ação contra a Nokia em dezembro por violar 13 patentes, mas depois retirou quatro delas da lista.

Disputas legais estão se tornando cada vez mais comuns na indústria de celulares, com empresas de olho em ganhar uma fatia do crescente mercado de smartphones.

Na semana passada, a Apple processou a taiwanesa HTC, que fabrica smartphones com tecnologia touchscreen com o sistema operacional do Google, acusando-a de violar 20 patentes de hardware e software do iPhone.

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos concordou em investigar as duas empresas com base em suas reclamações.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoJustiçaAppleNokia

Mais de Tecnologia

Apple troca liderança de design após saída de Alan Dye para a Meta

O 'problema de caixa' da Nvidia que muita empresa gostaria de ter

SoftBank vende fatia da indiana de publicidade InMobi por US$ 250 milhões

Dono do ChatGPT pode brigar com homem mais rico do mundo no espaço