Tecnologia

Nissan inventa cadeira automática para ficar na fila

A companhia revelou em dois vídeos a "ProPilot Chair", capaz de avançar e parar sem intervenção do usuário, mantendo uma distância de segurança


	ProPilot Chair: o dispositivo "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse"
 (Reprodução/Youtube)

ProPilot Chair: o dispositivo "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse" (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2016 às 10h49.

Tóquio - O fabricante japonês de automóveis Nissan Motor desenvolveu uma cadeira automática com a qual "ficar na fila se transformou em algo cômodo e livre de estresse", inspirada em sua tecnologia ProPilot de condução autônoma para automóveis.

A companhia com sede em Yokohama, ao sul de Tóquio, revelou nesta terça-feira em dois vídeos a "ProPilot Chair", capaz de avançar e parar sem intervenção do usuário, mantendo uma distância de segurança.

As gravações mostram vários clientes fazendo fila no exterior de diversos estabelecimentos, e inclusive no interior de salas de exposições, confortavelmente sentados em cadeiras que, através de câmeras internas instaladas na parte inferior da estrutura, detectam a posição da cadeira anterior.

Sua incumbência é levar o usuário à primeira posição que, quando fica livre - a cadeira tem um sensor de peso que detecta quando há alguém sentado -, se movimenta paralelamente até o último lugar guiado por sensores para que outro cliente a ocupe.

O dispositivo, que "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse", ao mesmo tempo é "divertido", segundo mostram os vídeos, será provado em negócios do Japão no próximo ano, embora não sua comercialização não esteja prevista, confirmou à Agência Efe um porta-voz da companhia.

Nissan lançou hoje, junto às imagens, uma campanha através da rede social Twitter para que os restaurantes interessados enviem uma solicitação até 27 de dezembro para provar a cadeira em 2017. 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasPaíses ricosÁsiaMontadorasJapãoNissan

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint