Tecnologia

Nissan inventa cadeira automática para ficar na fila

A companhia revelou em dois vídeos a "ProPilot Chair", capaz de avançar e parar sem intervenção do usuário, mantendo uma distância de segurança


	ProPilot Chair: o dispositivo "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse"
 (Reprodução/Youtube)

ProPilot Chair: o dispositivo "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse" (Reprodução/Youtube)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2016 às 10h49.

Tóquio - O fabricante japonês de automóveis Nissan Motor desenvolveu uma cadeira automática com a qual "ficar na fila se transformou em algo cômodo e livre de estresse", inspirada em sua tecnologia ProPilot de condução autônoma para automóveis.

A companhia com sede em Yokohama, ao sul de Tóquio, revelou nesta terça-feira em dois vídeos a "ProPilot Chair", capaz de avançar e parar sem intervenção do usuário, mantendo uma distância de segurança.

As gravações mostram vários clientes fazendo fila no exterior de diversos estabelecimentos, e inclusive no interior de salas de exposições, confortavelmente sentados em cadeiras que, através de câmeras internas instaladas na parte inferior da estrutura, detectam a posição da cadeira anterior.

Sua incumbência é levar o usuário à primeira posição que, quando fica livre - a cadeira tem um sensor de peso que detecta quando há alguém sentado -, se movimenta paralelamente até o último lugar guiado por sensores para que outro cliente a ocupe.

O dispositivo, que "pode transformar a tediosa tarefa de ficar na fila em algo livre de estresse", ao mesmo tempo é "divertido", segundo mostram os vídeos, será provado em negócios do Japão no próximo ano, embora não sua comercialização não esteja prevista, confirmou à Agência Efe um porta-voz da companhia.

Nissan lançou hoje, junto às imagens, uma campanha através da rede social Twitter para que os restaurantes interessados enviem uma solicitação até 27 de dezembro para provar a cadeira em 2017. 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEmpresasEmpresas japonesasJapãoMontadorasNissanPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site