Tecnologia

Nextel confirma pretender lançar LTE no país no meio do ano

No final de abril, o CTO da Nextel Brasil, Nestor Bergero, já havia comentado que pretendia lançar a rede até a Copa do Mundo


	Nextel: pelo menos 10% do Capex serão para implantação da nova rede no Brasil e no México
 (Jay Mallin / Bloomberg News)

Nextel: pelo menos 10% do Capex serão para implantação da nova rede no Brasil e no México (Jay Mallin / Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 16h28.

São Paulo - A Nextel deverá lançar sua oferta de LTE no Rio de Janeiro já na metade do ano, de acordo com o presidente da operadora no país, Gokul Hemmady, durante conferência para investidores nesta segunda-feira, 12.

Apesar de confirmar que o foco total continua no 3G, que reterá 80% dos investimentos da empresa, pelo menos 10% do Capex serão para a implantação da nova rede no Brasil e no México.

"Iremos lançar o LTE no Rio neste verão (no hemisfério norte, inverno para os brasileiros), mas estamos focando no crescimento do 3G para aumentar a receita e as margens", declarou Hemmady.

No final de abril, o CTO da Nextel Brasil, Nestor Bergero, já havia comentado que pretendia lançar a rede até a Copa do Mundo, que começa daqui a um mês, no dia 12 de junho.

O presidente da controladora Nii Holdings, Steve Shindler, afirmou ainda que o mercado brasileiro já tem aparelhos compatíveis com o 4G que será ofertado na capital fluminense.

"Vamos usar a banda AWS no Brasil, e todas essas bandas são compatíveis com o que já oferecemos, então não teremos problemas", disse.

A banda AWS usa a faixa de 1.710 MHz a 1.755 MHz para uplink e 2.110 MHz a 2.155 MHz para downlink e é utilizada por operadoras norte-americanas como T-Mobile e Verizon.

Os executivos da companhia não comentaram a possibilidade de utilizar a faixa de 800 MHz no Brasil com a alteração nas regras do Serviço Móvel Especializado (SME, para serviços de trunking), que permitiria adaptar as outorgas para o Serviço Móvel Pessoal (SMP).

O assunto está sendo discutido pela Anatel. A alteração permitiria à Nextel usar a faixa com o LTE sem precisar pagar nada por isso.

Acompanhe tudo sobre:3G4GEmpresasEmpresas americanasInternetNextelServiçosTelefoniaTeletime

Mais de Tecnologia

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia