Tecnologia

Netflix, Tinder e Coldplay vencem "Oscar da Internet"

O serviço de streaming ganhou o prêmio especial do público e o aplicativo de encontros foi considerado o 'sucesso do ano'

webby (Divulgação)

webby (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 12h18.

Última atualização em 8 de novembro de 2017 às 10h45.

A plataforma de streaming Netflix, o aplicativo Tinder e a banda Coldplay são alguns dos vencedores do prêmio Webby de 2015, considerado o "Oscar da Internet", anunciou a organização nesta segunda-feira.

A entrega dos prêmios, que será apresentada pelo ator Hannibal Buress, ocorrerá no dia 19 de maio no salão Cipriani Wall Street, conforme informou a Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS, sigla em inglês) em comunicado.

A Netflix, que já havia vencido na edição anterior, receberá o prêmio especial do público. Além disso, personagens de produções exclusivas da empresa também foram premiados, como Ellie Kemper, de "The Unbreakable Kimmy Schmidt", com um Webby de melhor atriz, e Chelsea Peretti, por extraordinária atuação cômica em "One of the Greats".

O popular aplicativo de encontros Tinder ganhou o Webby por sucesso do ano devido aos 50 milhões de usuários mensais, enquanto o "Ice Bucket Challenge", o famoso desafio do balde de gelo em apoio à pesquisa médica sobre a esclerose lateral amiotrófica (ALS), levou o prêmio por melhor façanha conseguida pela internet.

No entanto, os grandes triunfadores desta edição foram a campanha #LikeaGirl, com 11 Webby pelo triunfo de sua mensagem contra a linguagem sexista; a plataforma de compartilhamento de ideias "TED", com 11 Webby em categorias como melhor aplicação de educação, e a "VICE Media", com 10 Webby.

Outros premiados foram para a banda britânica Coldplay, pelo melhor uso de vídeo interativo na música "Ink"; o site do canal "HBO", por oferecer o melhor portal para ver séries em streaming, e o "Buzzfeed", por melhor aplicativo de notícias.

A IADAS agraciou o jornal The New York Times e os aplicativos de fotografia Hyperlapse e Mashable com quatro prêmios cada; o programa de Ellen Degeneres, com três Webby, e o de Jimmy Fallon, com dois para sua versão online.

Também levaram um Webby para casa Evernote, uma ferramenta digital para organizar o trabalho e melhorar a produtividade com mais de 100 milhões de usuários no mundo todo, por ser a melhor aplicação de produtividade; The New Yorker, considerado o site com melhor escrita e o melhor de uma revista; e Soundcloud, pelo melhor áudio em "streaming" e melhor aplicativo de música.

Os prêmios Webby são considerados o "maior prêmio da Internet" pelo The New York Times e foram decididos entre o voto do público e um júri formado por David Karp, fundador do Tumblr; Vint Cerf, um dos "pais da internet", e a editora-chefe do The Huffington Post, Arianna Huffington, entre outros.

Acompanhe tudo sobre:ColdplayINFOInternetNetflixTinder

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame