Navteq cria GPS com linguagem mais humana
Ao invés de dar indicações em metros, novo sistema cita pontos de referência
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.
São Paulo - A Navteq, fabricante de GPS e soluções de navegação, apresentou nesta quinta-feira (2) durante o evento IFA Consumer Electronics Show 2010, o Natural Guidance, projeto que promete dar um ar mais humano às direções oferecidas.
A tecnologia mescla as informações de navegação do GPS com pontos de referência. No lugar de instruções tradicionais como "depois de 100 metros vire à direita", entram em cena orientações do tipo "depois do bar, dobre à esquerda". Segundo a empresa, a tecnologia reconhecerá pontos de referência tradicionais, formas de edificações e cores.
"Ele desafia o status quo homem-máquina que os sistemas de navegação utilizam adicionando o tipo de indicação que soa como a de um amigo sentado a seu lado", afirma Tiffany Treacy, vice-presidente de produto da Navteq.
O sistema já está funcionando em Berlim, Chicago, região de Delhi, Londres, Los Angeles, Nova York, Munique e Paris. Há planos para expandir o serviço a mais cidades europeias, da América do Norte e Ásia até o final de 2011.
Confira abaixo o vídeo que apresenta a tecnologia (em inglês):
Leia outras notícias sobre localização