Tecnologia

Náuseas preocupam produtores de games de realidade virtual

Presidente da Take-Two Interactive disse que o setor 'ainda não está pronto” para a realidade virtual

Oculus Rift  (Wikimedia Commons)

Oculus Rift (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 14h10.

Apesar de todo o burburinho e animação existentes desde que a Oculus VR anunciou seu dispositivo Oculus Rift, parece que a realidade virtual não chegará tão cedo aos consoles. Isso porque as fabricantes de jogos estão preocupadas com os efeitos colaterais dos dispositivos desse tipo: náuseas, tontura e desconforto.

Strauss Zelnick, CEO e presidente da Take-Two Interactive, disse à Bloomberg nesta semana que o setor "ainda não está pronto” para a realidade virtual. Ele afirmou que isso acontece em parte porque os desenvolvedores precisam trabalhar em questões tais quais "como você verá seu controle e como o controle vai interagir com o espaço de imersão", mas também por conta de relatos de desconforto e enjoo com os protótipos atuais.

De acordo com o Gamespot, Blake Jorgensen, CFO da Electronic Arts, se preocupa com as mesmas questões. "O desafio é se você se sente enjoado, isso é muito difícil", disse ele.

"Eu vi pessoas tendo que tirar os dispositivos em 30 segundos, porque ... é tão envolvente. É uma experiência incrível e eu acho que há uma enorme oportunidade, mas há alguns passos tecnológicos que devem ser dados, de forma que existam maneiras de garantir que as pessoas irão apreciá-lo sem se sentirem mal muito rapidamente”, disse ele durante a UBS Global Technology Conference.

Durante a Game Developers Conference deste ano, em março, a Microsoft disse ao Ars Technica que está disposta a "ver como o espaço da realidade virtual evolui" antes de anunciar seus próprios planos. "Neste momento, tudo o que você está vendo por aí são apenas protótipos e outras coisas em desenvolvimento", disse David Dennis, gerente de programa do Xbox. "Eu acho que para nós, será interessante ver como os consumidores respondem e quais experiências os desenvolvedores são capazes de oferecer”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:GamesINFO

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025