Ciência

NASA e MIT usam a internet para conectar a Terra e a Lua

Nova técnica usa telescópios para transmitir sinal infravermelho à Lua e consegue estabelecer conexão de internet estável e rápida

Satélite: tecnologia usa telescópios para transmitir sinal infravermelho para órbita lunar (Wikimedia/Domínio Público)

Satélite: tecnologia usa telescópios para transmitir sinal infravermelho para órbita lunar (Wikimedia/Domínio Público)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2014 às 18h08.

São Paulo - Da próxima vez que a sua a internet falhar, você vai se lembrar desta notícia: cientistas americanos anunciaram que já conseguiram estabelecer uma conexão de internet a partir da Terra com um módulo na Lua.

O feito é resultado de uma parceria da NASA com o MIT (Instituto de Tecnologia do Massachussets). Distantes mais de 380 mil quilômetros, os dois pontos foram ligados via internet com boas velocidades de conexão.

No módulo lunar, a nova tecnologia registrou capacidade para receber 622 megabits de informação por segundo. Já na Terra, os cientistas conseguiram receber dados enviados da Lua a uma velocidade de 19 megabits por segundo.

Para se ter uma ideia, um estudo publicado em janeiro dava conta que a velocidade média da internet no Brasil é de 2,7 megabits por segundo

Experimento

(Robert LaFon/NASA/GSFC)

O experimento na qual a nova tecnologia foi testada aconteceu no fim do ano passado e terá seus resultados apresentados num estudo a ser publicado em junho.

Na experiência, um terminal com quatro telescópios de seis polegadas foi usado para enviar a um satélite na órbita da Lua um sinal infravermelho. No sinal, seguiam os dados de internet a serem enviados - que eram retransmitidos pelo satélie ao módulo lunar.

Ainda que a fração de informação recebida pelo satélite lunar tenha sido mínima, ela foi suficiente para estabelecer uma conexão estável entre a Terra e a Lua - o que animou os cientistas.

"A performance em órbita foi excelente e perto do que imaginávamos", afirmou Mark Stevens, do MIT, em nota sobre a experiência. Após os testes, o módulo lunar foi destruído.

Recentemente, a NASA já havia liberado para os internautas o acesso a câmeras que mostram a Terra vista do espaço em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:InternetEspaçoNasaEnsino superiorFaculdades e universidadesLuaMIT

Mais de Ciência

Jornalista Erlan Bastos morre de tuberculose peritoneal; entenda a doença

Burnout impulsiona alta de auxílio-doença após mudança na legislação

A IA está criando líderes com perfil mais jovem, técnico e acadêmico, mostra levantamento

Fones de ouvido sem fio: dicas para resolver problemas comuns