Tecnologia

Napster está de volta ao mercado, agora como serviço pago

São Paulo, 9 de outubro (Portal EXAME) O Napster está de volta. A Roxio, empresa de softwares para gravação de CDs, com sede na Califórnia, anunciou nesta quinta-feira (9/10) o relançamento do serviço que pela primeira vez permitiu o compartilhamento de arquivos digitais de música diretamente entre os internautas. Ao contrário do primeiro Napster, este […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h32.

São Paulo, 9 de outubro (Portal EXAME) O Napster está de volta. A Roxio, empresa de softwares para gravação de CDs, com sede na Califórnia, anunciou nesta quinta-feira (9/10) o relançamento do serviço que pela primeira vez permitiu o compartilhamento de arquivos digitais de música diretamente entre os internautas.

Ao contrário do primeiro Napster, este não será gratuito. Trata-se de um serviço pago que promete oferecer aos usuários cerca de 500 000 músicas, graças a acordos com grandes gravadoras.

Enterrado há cerca de dois anos, o Napster nasceu em janeiro de 1999 pelas mãos do universitário Shawn Fanning. Deu tão certo que, naquele mesmo ano, Fanning abandonou a universidade. Criou então uma empresa e chegou a ter 60 milhões de usuários, o que atraiu para sua empresa investimentos de mais de 100 milhões de dólares.

O problema foi a ira da indústria fonográfica, preocupada com a ameaça que o Napster representava para o seu futuro. Atacado por ações judiciais, o Napster decretou falência em junho de 2002. Meses depois, foi vendido à Roxio, por 5 milhões de dólares.

Fanning, que segundo estimativas deve ter ganhado pouco mais de 200 000 dólares com o Napster, é hoje apenas um consultor da Roxio. Os executivos da empresa, no entanto, afirmam que não têm a pretensão de ganhar rios de dinheiro com o produto. A Roxio está longe de ter um desempenho financeiro que permita muitos investimentos em ações que poderiam fazer com que o Napster volte aos seus tempos de glória. Há dúvidas se o Napster irá ajudar a reverter este quadro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China