O Nokia 2520, primeiro tablet da empresa, chegou ao Brasil neste mês e já está nas mãos dos especialistas do INFOlab. O aparelho roda sistema Windows RT, que é uma edição adaptada do Windows 8.1 para a arquitetura ARM (usado em grande parte dos dispositivos móveis).
O preço do aparelho é alto: 2.599 reais no Brasil. Sua configuração, entretanto, é topo de linha, com processador quad core e 32GB de memória interna.
A tela tem 10.1 polegadas, ou seja, o Nokia 2520 compete diretamente com os iPads e com os diversos integrantes da família Samsung Galaxy Tab.
Confira as nossas primeiras impressões sobre o aparelho a seguir.
O bom design de produtos é uma característica da Nokia que foi mantida neste tablet. Apesar da construção da parte traseira ser em plástico, ela é bastante resistente e não parece riscar fácil nem deixar marcas de dedos.
Devido ao formato retangular, é mais confortável usar o gadget na horizontal. Os botões na parte lateral do aparelho também sugerem que esta seja a melhor forma de usá-lo. Os cantos do tablet são pontudos e podem atrapalhar na mochila.
Em geral, a construção é bastante sólida e funcional, com bom acabamento.
A tela de LCD do Nokia 2520 tem 10.1 polegadas com resolução Full HD é bastante responsiva ao toque, um ponto essencial para uma boa usabilidade. Como o display é IPS (In-plane switching), os ângulos de visão são ótimos (178º).
A configuração é um ponto forte do tablet da Nokia. Ele tem processador Qualcomm Snapdragon 800 com velocidade máxima de 2,2 GHz e uma CPU Krai 400 quad core, 2GB de memória RAM, câmeras de 6,7MP e 2MP, processador gráfico Adreno 330 e suporte à rede 4G. São 32GB de armazenamento interno e há suporte a cartão microSD de até 64GB.
O aparelho em si, tem uma configuração semelhante à do smartphone Sony Xperia Z1, exceto pelas câmeras mais fracas e pelo sistema Windows.
O software da câmera do gadget tem diversos controles manuais, assim como o smartphone Nokia Lumia 1020, devido ao aplicativo Nokia Pro.
Esse é um dos tablets mais potentes do mercado brasileiro, devido aos seus componentes topo de linha.
O sistema é o Windows RT, uma versão adaptada para a arquitetura ARM. Isso implica a restrição de muitos aplicativos que estão disponíveis na Windows Store. Mas é interessante ter a interface do sistema da Microsoft em um tablet. Um ponto positivo é que o aparelho tem com um pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Ou seja, o gadget serve de substituto para um notebook se você também possuir um teclado.
O Nokia 2520 é um aparelho interessante para quem precisa de um produto portátil para navegação na internet, entretenimento em geral (jogos, filmes, músicas e afins) e também para a produtividade. Apesar de ter um valor alto, ele é mais barato do que muitos computadores conversíveis que têm telas giratórias. Portanto, nesse segmento, a empresa tem uma oportunidade, apesar do aparelho ser mais caro que o iPad Air.