Na mão: Conheça o Galaxy Note 3, o novo aparelho topo de linha da Samsung
Confira a seguir as primeiras impressões da INFO sobre o novo aparelho topo de linha da Samsung chamado Galaxy Note 3
Lucas Agrela
Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 07h45.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h59.
Confira a seguir as primeiras impressões da INFO sobre o novo aparelho topo de linha da Samsung chamado Galaxy Note 3.
O Galaxy Note 3 é o aparelho mais potente da Samsung no momento, superando até mesmo o Galaxy S4 em alguns quesitos, como tamanho de tela e duração de bateria. O aparelho conta com um processador Qualcomm Snapdragon 800 e tem muitos dos recursos apresentados pela Samsung no S4, como o uso de movimentos para trocar de foto na galeria e o smart scroll (recurso em que um sensor acompanha os olhos do usuário para baixar automaticamente uma página web conforme ele avança na leitura).
O acabamento da parte traseira do aparelho não é feita de policarbonato (na parte de fora), mas de couro sintético. Isso dá um refinamento muito maior ao smartphone topo de linha, que também pode ser chamado de tablet. O mesmo não ocorre no S4. Entretanto, quando removemos a tampa traseira, notamos que sua construção em si também é de policarbonato e bastante fina, ou seja, há apenas uma camada de couro sintético sobre o plástico, mais uma vez trazendo a sensação de ser um componente barato, como acontece em diversos aparelhos topo de linha da empresa.
A tela do Galaxy Note 3 cresceu apenas 0,2 polegadas em relação à geração anterior: 5,7 polegadas, com resolução de 1080 por 1920 pixels. Apesar de trazer uma ótima experiência de uso para assistir vídeos e fazer anotações com a S Pen, no dia a dia esse tamanho de display pode ser um empecilho - além de estar acima da média de mercado, que é de 4 polegadas. Entre as tarefas mais comprometidas por suas grandes dimensões estão levar o aparelho no bolso e manuseá-lo com apenas uma mão.
Assim como no S4, é possível tirar fotos com as câmeras traseira (13 MP) e frontal (2 MP) ao mesmo tempo. Em testes preliminares, notamos que a câmera demora para registrar fotografias tiradas no modo paisagem. Um barra de carregamento aparece na tela após batermos a foto, mas ela some rapidamente. Isso pode ser um empecilho, já que o usuário corre o risco de perder o momento certo.
O aparelho conta com a caneta chamada S Pen. Com ela, aliada a um aplicativo dedicado, é possível fazer anotações no smartphone, que conta com uma tecnologia de reconhecimento de escrita exclusiva da Samsung.
A capacidade da bateria do Galaxy Note 3 é uma das maiores já apresentadas em um smartphone: 3.200 mAh. Isso garante ao smartphone uma boa autonomia de bateria, superando o Galaxy S4, por exemplo.
O slot para cartão microSD (até 64 GB) fica na parte traseira junto à bateria do aparelho. Vale notar que a entrada do cartão de memória sobrepõe a do microSIM, em uma medida clara da fabricante para economizar espaço no aparelho.
No geral, o Galaxy Note 3 é um ótimo aparelho, o melhor já lançado pela Samsung até hoje. No entanto, isso custa caro para o consumidor. O smartphone é vendido, em média, por 2.899 reais.