Tecnologia

AOL sai do Brasil em 17 de março

O último capítulo da conturbada trajetória da America Online (AOL) no Brasil já tem data marcada: dia 17 de março. Nessa data, a empresa irá encerrar a operação brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.

Os usuários da AOL serão comunicados sobre o fim da operação a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Eles receberão um email dizendo que, no dia 17, será suspenso o serviço de provimento de acesso e serão apagados todos os dados gravados no disco virtual da empresa e no álbum de fotos. Os blogs dos usuários também sairão do ar, bem como os serviços de antivírus, sites pessoais, mensagens instantâneas (o AIM) e as salas de chat. O serviço de correio eletrônico ainda terá uma sobrevida (se você é assinante, leia também reportagem de EXAME sobre a agonia da AOL no Brasil).

Na mensagem, a AOL informará os usuários que eles poderão manter seus endereços de email se migrarem para o provedor de acesso Terra, que em dezembro do ano passado comprou a base de assinantes da AOL Brasil. Mesmo assim, a terminação "@aol.com.br" só será mantida até julho. Depois disso, os endereços passarão a ter o final "@terra.com.br". O Terra irá pagar de 1,8 milhão a 3,5 milhões de reais à AOL pela base de assinantes. O valor final depende de quantos usuários resolverem migrar para o novo provedor. O número de assinantes da AOL gira em torno de 100 000. Já o Terra possui mais de 1 milhão de usuários pagos.

A AOL Latin America (AOLA) procurou um comprador para a AOL Brasil durante todo o ano de 2005. Foram feitas negociações com o Universo Online (UOL), com a Telemar e com o próprio Terra. No entanto, as empresas não chegaram a um acordo. Em setembro de 2005, a AOLA enviou um comunicado à SEC (Security & Exchange Comission dos Estados Unidos) informando que abriria um processo de falência. A operação brasileira (que era a maior da AOLA, respondendo por 70% do faturamento), contudo, será a única a realmente fechar as portas. Em maio de 2005, a Nextel comprou o passivo da AOL México por 14,1 milhões de dólares. A operação na Argentina foi vendida no fim de outubro por 1 milhão de dólares à empresa local de informática Datco. Já a operação de Porto Rico foi absorvida pela matriz nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Power banks estão proíbidos em voos, segundo nova norma de agência de aviação internacional

Starcloud se torna unicórnio e capta US$ 170 milhões para construir data centers no espaço

Celular no Google põe fim nas câmeras saltadas na traseira do aparelho

Macbook Neo expõe fragilidade do Windows ao levar experiência premium com preço mais baixo