Tecnologia

AOL sai do Brasil em 17 de março

O último capítulo da conturbada trajetória da America Online (AOL) no Brasil já tem data marcada: dia 17 de março. Nessa data, a empresa irá encerrar a operação brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h41.

Os usuários da AOL serão comunicados sobre o fim da operação a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Eles receberão um email dizendo que, no dia 17, será suspenso o serviço de provimento de acesso e serão apagados todos os dados gravados no disco virtual da empresa e no álbum de fotos. Os blogs dos usuários também sairão do ar, bem como os serviços de antivírus, sites pessoais, mensagens instantâneas (o AIM) e as salas de chat. O serviço de correio eletrônico ainda terá uma sobrevida (se você é assinante, leia também reportagem de EXAME sobre a agonia da AOL no Brasil).

Na mensagem, a AOL informará os usuários que eles poderão manter seus endereços de email se migrarem para o provedor de acesso Terra, que em dezembro do ano passado comprou a base de assinantes da AOL Brasil. Mesmo assim, a terminação "@aol.com.br" só será mantida até julho. Depois disso, os endereços passarão a ter o final "@terra.com.br". O Terra irá pagar de 1,8 milhão a 3,5 milhões de reais à AOL pela base de assinantes. O valor final depende de quantos usuários resolverem migrar para o novo provedor. O número de assinantes da AOL gira em torno de 100 000. Já o Terra possui mais de 1 milhão de usuários pagos.

A AOL Latin America (AOLA) procurou um comprador para a AOL Brasil durante todo o ano de 2005. Foram feitas negociações com o Universo Online (UOL), com a Telemar e com o próprio Terra. No entanto, as empresas não chegaram a um acordo. Em setembro de 2005, a AOLA enviou um comunicado à SEC (Security & Exchange Comission dos Estados Unidos) informando que abriria um processo de falência. A operação brasileira (que era a maior da AOLA, respondendo por 70% do faturamento), contudo, será a única a realmente fechar as portas. Em maio de 2005, a Nextel comprou o passivo da AOL México por 14,1 milhões de dólares. A operação na Argentina foi vendida no fim de outubro por 1 milhão de dólares à empresa local de informática Datco. Já a operação de Porto Rico foi absorvida pela matriz nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Coração artificial de titânio é implantado pela primeira vez em um humano

Conheça a WikiFauna, as criaturas fantásticas que mantêm a Wikipedia viva

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Mais na Exame