Tecnologia

Google planeja PC , diz jornal

Gigante da web estaria negociando com a rede Wal-Mart a venda de PCs carregados com sistema operacional próprio; empresa nega

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

A disputa entre Google e Microsoft no segmento de serviços online está prestes a entrar em uma outra arena. Há fortes rumores no mercado de que o Google irá lançar um PC com sistema operacional de fabricação própria. A venda do produto ficaria a cargo da rede Wal-Mart. A notícia foi divulgada pelo jornal americano Los Angeles Times. Horas depois da publicação da reportagem, porta-vozes do Google negaram a informação e disseram que os planos são de continuar trabalhando com os atuais parceiros de PCs.

No mês passado, a empresa de consultoria Bear Stearns já havia indicado, em um relatório, que o Google estaria preparando o lançamento de um novo hardware, que vem sendo chamado de "Google Cubes": um dispositivo que permite mover músicas, imagens e outros arquivos do computador para a TV e vice-versa.

Larry Page, um dos fundadores e donos do Google, irá fazer uma palestra na próxima sexta-feira, na maior feira de eletrônicos dos Estados Unidos, a Consumer Eletronics, em Las Vegas. Segundo analistas, esse seria o momento do anúncio do novo negócio.

A empresa de 123 bilhões de dólares ainda vive, muito bem, dos serviços de busca online que consagraram a marca. Por isso, alguns investidores temem que a investida em novos segmentos venha a tirar a empresa dos trilhos. Mas estes são minoria, segundo o Los Angeles Times. O fato é que o Google tem dinheiro em caixa suficiente para se dar ao luxo de arriscar-se em novos negócios e preocupar-se com lucro somente anos depois.

A especulação de que o Google entre em competição direta com a Microsoft, que tem boa parte de seu faturamento ligada à venda do sistema Windows, é antiga. O Google já lançou diversos serviços baseados na internet que concorrem com produtos da Microsoft e há quatro meses anunciou uma parceria com a Sun Microsystems para o desenvolvimento de softwares como editores de texto e planilhas eletrônicas gratuitas. Mas, segundo os porta-vozes da empresa, não há planos de lançar nenhum tipo de hardware. Questionados sobre planos futuros sobre equipamentos com a marca Google, eles não quiseram se manifestar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025