Exame Logo

MWC 2024: China Mobile e Huawei anunciam seus cronogramas para a comercialização de 5.5G

A 5G-A, também conhecida como 5.5G, é uma versão avançada da 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade de download e upload em 10 vezes

YOKOHAMA, JAPAN - 2022/05/25: Exhibitor booth of Chinese electronics manufacturer Huawei at Automotive Engineering Exposition 2022 in Pacifico Yokohama. With the switch from petrol-powered cars to electric vehicles, the automotive industry faces new challenges. The shift is driving innovation in technology and sustainability. World technology leaders meet from 25th to 27th May 2022 in Yokohama, Japan, to showcase their latest products and business solutions. (Photo by Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)
China2Brazil

Agência

Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 18h02.

A Mobile World Congress 2024 (MWC 2024) foi inaugurada em Barcelona, Espanha, nesta segunda-feira, e teve como um dos destaques a tecnologia 5G-A (5.5G), com a China Mobile e a Huawei já apresentando seus cronogramas comerciais para essa tecnologia.

Li Qiang, gerente do departamento de planejamento da China Mobile, afirmou que 2024 é o ano de comercialização da 5G-A, e a China Mobile começará a construir o modelo de negócios da 5G-A a partir deste ano, aprimorar a infraestrutura da 5G-A, promover cenários de aplicação da 5G-A, fortalecer o ecossistema da 5G-A e buscar alcançar a comercialização total da 5G-A até o final de 2026.

Veja também

Li Peng, vice-presidente sênior da Huawei e presidente de vendas e serviços de ICT, também afirmou durante a conferência que 2024 é o ano de comercialização da 5G-A, e que, combinado com o desenvolvimento de tecnologias de nuvem e IA, há um grande potencial de crescimento comercial para os operadores.

A 5G-A, também conhecida como 5.5G, é uma versão avançada da 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade de download e upload em 10 vezes, aumentar significativamente a densidade de conexão/número de conexões, melhorar ainda mais a latência e a confiabilidade, e explorar a integração de sensação e inteligência interna, entre outros aspectos. A transição das tecnologias de comunicação móvel do 5G para o 6G ainda levará algum tempo, e durante esse período de transição, a 5G-A é altamente esperada.

É relatado que mais de 300 empresas chinesas participarão do MWC 2024, incluindo a Huawei, a ZTE, a China Information Science and Technology Corporation, a MediaTek e outras empresas que exibirão produtos relacionados à 5G-A.

Uma geração de tecnologia de comunicação está associada a uma geração de infraestrutura e aplicativos terminais. A 5.5G é uma tecnologia de comunicação planejada para o período de 2025 a 2030, e ela aprimora e expande os cenários de aplicação da 5G. Com o contínuo desenvolvimento de novos cenários de aplicação, como chamadas telefônicas 5G, 3D sem óculos e interconexão industrial remota, a cadeia de produção de estações base, antenas, filtros, amplificadores de potência e outros elos-chave está prevista para encontrar novas oportunidades.

Um relatório de pesquisa recente da China International Capital Corporation (CICC) indica que 2024 será o ano de congelamento do primeiro padrão da 5G-A e de sua comercialização, e a cadeia de produção de radiofrequência tem potencial para se beneficiar da construção e implantação da 5G-A.

A AVIC Securities afirmou anteriormente que as estações base devem iniciar um ciclo de atualização iterativa – em comparação com as estações base 5G, o número de antenas em escala maciça das estações base 5.5G aumentará para mais de 192 canais, crescendo exponencialmente. Com a evolução das faixas de comunicação das estações base para a 5.5G, surgem novas demandas de desempenho e quantidade para a radiofrequência das estações base, e os elos como antenas, filtros, PCB e outros têm potencial para se beneficiar.

A China Merchants Securities está otimista em relação aos operadores, pois a transição do 5G para o 5.5G tem o potencial de impulsionar e estabilizar os investimentos dos operadores na construção de redes 5G. A instituição recomenda fortemente a ZTE e sugere prestar atenção na CICT Mobile Communication Technology, Shenglu Communication e Tongyu Communication.

Acompanhe tudo sobre:HuaweiChina

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame