Mudança de condições de privacidade do Spotify gera receio e críticas

O Spotify, presente em 58 mercados, tem uma comunidade de 75 milhões de usuários, 20 milhões dos quais pagam por sua conta

As novas condições de privacidade do serviço de streaming de músicas Spotify, que solicitam acesso aos contatos, às fotos e à localização dos usuários, despertou críticas e receio e inclusive motivaram que alguns clientes cancelassem suas contas.

O Spotify modificou esta semana sua política de privacidade com o objetivo de "coletar, utilizar, compartilhar e processar" diferentes tipos de informação dos usuários, tais como sua localização (GPS), sua agenda de contatos, sua atividade em "aplicativos de terceiros" (como Facebook), suas imagens e outro tipo de documentos multimídia.

Em seu site, a companhia informa que o usuário que não aceitar as novas condições terá que abandonar o serviço.

Por enquanto, a mudança foi feita nos Estados Unidos e se desconhece quando chegará ao resto de mercados nos quais o serviço opera.

A Agência Efe tentou falar com o Spotify, mas seus porta-vozes não estavam disponíveis para dar explicações.

As novidades foram mal recebidas por alguns usuários, que se queixaram no Twitter do movimento com mensagens como "Spotify te controla", "que invasivo se tornou este serviço" ou "Spotify quer sua alma".

Diante da sucessão de críticas, o fundador do Spotify, Daniel Ek, saiu em defesa das novas condições e garantiu que cada vez que tiver à localização e às fotografias com fins concretos, o serviço pedirá permissões.

O Spotify, presente em 58 mercados, tem uma comunidade de 75 milhões de usuários, 20 milhões dos quais pagam por sua conta.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.