Tecnologia

Mudança climática causaria degelo descontrolado na Antártida

Uma equipe da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, percebeu um rápido afinamento da Camada de Gelo Oriental da Antártica


	Antártida: "A descoberta é muito importante para prever a futura contribuição da Antártida às mudanças dos níveis do mar"
 (.)

Antártida: "A descoberta é muito importante para prever a futura contribuição da Antártida às mudanças dos níveis do mar" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2015 às 09h53.

Sydney - A Antártida corre o risco de perder de forma descontrolada suas camadas de gelo diante de qualquer variação climática, o que provocaria uma elevação significativa do nível dos oceanos, alertou um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Uma equipe da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, percebeu um rápido afinamento da Camada de Gelo Oriental da Antártica após estudar as marcas em rochas em diferentes níveis de altitude.

Segundo um comunicado da universidade neozelandesa, as imagens feitas pelos satélites mostram que algumas partes das camadas de gelo antártico estão afinando por causa do aquecimento dos oceanos.

"A descoberta é muito importante para prever a futura contribuição da Antártida às mudanças dos níveis do mar", disse o chefe da equipe de pesquisadores, Richard Jones.

A principal preocupação é a possível "instabilidade da camada de gelo marinha", pois um retrocesso de seus contornos poderiam dar lugar a uma perda instável de gelo.

Esta instabilidade pode ser provocada pelo menor aumento da temperatura.

"Pode ser necessária somente uma pequena variação climática para dar início a uma perda descontrolada de gelo capaz de continuar por séculos ou milênios", advertiu Jones. O estudo foi publicado na revista "Nature".

Os especialistas garantem que a Camada de Gelo Oriental tem gelo suficiente para elevar o nível dos oceanos em dezenas de metros.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaCOP 21Nova ZelândiaPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G

Lilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionários