Tecnologia

Mozilla desenvolve solução de mobile payment para Firefox OS

Sistema operacional deverá receber sistema que permite pagamentos digitais em aplicativos web com múltiplas formas de billing, incluindo com operadoras


	Smartphone com Firefox OS: primeiros aparelhos deverão chegar ao Brasil a partir de maio
 (Divulgação)

Smartphone com Firefox OS: primeiros aparelhos deverão chegar ao Brasil a partir de maio (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 10h55.

São Paulo - O sistema operacional móvel Firefox OS ainda nem foi lançado oficialmente, mas a fundação Mozilla já prepara novas funcionalidades para a plataforma.

Uma delas é um sistema baseado na API do JavaScript que introduz pagamentos digitais por meio de aplicativos web. Anunciado nesta quinta-feira, 4, no blog de desenvolvedores da companhia, o sistema foi baseado no Google Wallet, mas permite a cobrança direta por parte das operadoras e suporte a vários provedores de pagamento.

Não é por acaso. O Firefox OS é uma iniciativa que conta com o apoio de operadoras do mundo todo, incluindo a Telefónica, América Móvil, Telecom Italia e Deutsche Telekom, entre outras. Os primeiros aparelhos deverão chegar ao Brasil a partir de maio.

Na prática, o sistema funciona de maneira simples. Quando o usuário clica em "pagar", o aparelho mostra uma janela segura com autenticação. Assim, é possível terminar a transação com a operadora de celular (pagando em uma conta pós-paga, por exemplo) ou por meio de cartão de crédito.

Segundo a Mozilla, o sistema "é apenas uma API para facilitar o pagamento de um bem digital ou serviço", sem discriminar o produto. Como exemplo de facilitador, a fundação sugere, por exemplo, a Firefox Marketplace, loja de aplicativos para o navegador e sistema operacional.

A Mozilla diz que o desenvolvimento está ainda em fase experimental e que poderá mudar drasticamente, mas que planeja trabalhar com fornecedores por meio da W3C para chegar a um consenso acerca de uma API comum que suporte os pagamentos pela web da melhor maneira possível. A entidade ainda afirma que, após o lançamento no Firefox OS, a intenção é de implementar a solução no navegador Firefox para desktop e Android.

Acompanhe tudo sobre:BrowsersFirefoxIndústria eletroeletrônicameios-de-pagamentoSmartphones

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia