Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Moto X Force tem tela feita para cair (até de quina)

Aparelho topo de linha da Motorola também é o mais resistente

Modo escuro

Foto Moto X Force

Foto Moto X Force

L
Lucas Agrela

Publicado em 14 de dezembro de 2015, 16h19.

Última atualização em 21 de outubro de 2016, 17h58.

logo-infolab

São Paulo -- O Moto X Force é o nome do smartphone topo de linha da Motorola para o ano de 2015. Substituto do Moto Maxx, o aparelho tem como diferencial uma tela que resiste a quedas de maneira exemplar. Nos testes do INFOlab, não foi possível quebrar a tela do produto, como você poderá conferir no vídeo a seguir.

Vídeo

Design

O Moto X Force tem quase o mesmo tamanho que o Moto Maxx, só que ele é menos espesso, o que melhora o encaixe do aparelho na mão.

Segurar o Moto X Force é quase a mesma coisa que segurar o Moto X Style. Assim como os outros aparelhos da Motorola, é possível personalizar o design deste produto no Moto Maker, mas somente quando você compra o produto no site da fabricante.

Os botões do aparelho são posicionados como no X Style, volume e liga/desliga no lado direito. A diferença entre eles é que os componentes são rentes ao corpo no X Force.

Tela

A tela praticamente inquebrável do Moto X Force é única no mercado de smartphones atual. Ela tem cinco camadas pensadas para resistir a quedas de uma altura de 1,2 metro.

Confira a explicação da Motorola sobre a tela do aparelho: O painel Amoled fica sobre um chassi de alumínio resistente, que serve para sustentar toda a estrutura. Acima, fica o Dual Touch, uma camada que tem uma película dupla de sensibilidade ao toque, o que ajuda a evitar problemas na interação com a tela de 5,4 polegadas -- que tem resolução Quad HD.

Depois disso, vem a lente integrada, que a Motorola diz ser mais flexível do que o vidro e serve para melhorar a nitidez da tela. Por último, vem a camada protetora chamada lente externa.

Vale notar que a Motorola oferece aos compradores do Moto X Force quatro anos de garantia quanto a problemas na tela.

Apesar de toda essa resiliência, é importante ressaltar que essa tela foi criada para quedas acidentais. Jogar voluntariamente o smartphone no chão pode levar a avarias no corpo do aparelho e até mesmo a problemas no display, que podem não estar cobertos pela garantia.

Quanto à usabilidade, os ângulos de visão do display são ótimos, bem como sua qualidade para ver vídeos ou jogar games.

Câmeras

As câmeras do Moto X Force têm 21 MP e 5 MP. Ambas conta com flash LED, sendo que a câmera traseira tem iluminação dupla, que equilibra as cores da foto em situações em que isso se faz necessário.

Ter o flash na câmera da frente é uma das novidades que a Motorola introduziu na sua família topo de linha em 2015. Isso ajuda a tirar fotos melhores em ambientes mais escuros, é claro, mas também é útil para fotografar em locais em que os seus olhos não chegam a notar que há pouca luz. O estouro de luz não é muito forte, o que é ótimo para tirar a foto sem ficar sem enxergar bem por alguns instantes.

A câmera traseira tira fotos com qualidade superior à média. As imagens são bem definidas. Apesar do software não regular bem a exposição no modo automático, é fácil corrigir isso no controle que aparece em volta do ícone do foco.

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

O smartphone da Motorola filma com resolução 4K, mas, por padrão, a gravação acontece em Full HD. Isso não chega a ser um defeito por dois motivos: gravações em 4K geram arquivos de vídeo muito grandes, que podem ocupar espaço desnecessariamente no seu aparelho; e as telas 4K ainda estão presentes em poucas casas atualmente.

Bateria

No teste de bateria do INFOlab, o Moto X Force aguentou por 11 horas. O tempo é maior do que o obtido pelo Moto X Style, que conseguiu menos de 8 horas sob as mesmas condições. No dia a dia, o smartphone tem energia para passar um dia todo longe da tomada, já que o teste do INFOlab é de uso intenso (100% de tela ligada reproduzindo vídeos).

Configuração

O Moto X Force tem poder de processamento para fazer qualquer coisa que você precisa, em termos de smartphones. Ele tem um processador Qualcomm Snapdragon 810, 3 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, suporte a cartões microSD “de até 2 TB” e câmeras de 5 MP e 21 MP, ambas com flash LED.

O desempenho do aparelho foi bom durante o uso diário, não apresentando problema por falta de potência.

Confira, no final do review, como o Moto X Force se saiu nos benchmarks, aplicativos que realizam diversos testes de execução de tarefas no smartphone.

Sistema

O sistema do aparelho é o Android 5.1 Lollipop e a aparência continua a ser semelhante à usada pelo Google em sua linha Nexus – exceto pela câmera, que tem um software mais simples de ser usado. Em linhas gerais, o sistema é o mesmo usado no Moto X Style. Os apps pré-instalados são os mesmos que estão nos demais aparelho da marca.

Vale a pena?

O Moto X Force é um aparelho com configuração tão potente que você não vai ter como utilizar sua capacidade total no uso cotidiano. Com resistência e potência de sobra, ele pode até mesmo ser um smartphone adotado pelo segmento corporativo, especialmente por conta da garantia de quatro anos quanto a problemas na tela. Ainda assim, um consumidor mais "desastrado" acha no Moto X Force uma opção cara, porém, resistente de smartphone, que tem hardware o suficiente para suportar versões mais pesadas do Android. Isto é, se a Motorola continuar a lançar atualizações de software com relativa rapidez.Ficha técnicaAvaliação técnica

AnTuTu (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 75272
Xperia Z5 61855
Basemark OS II (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 1161
Xperia Z5 1330
Vellamo (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 3817
Xperia Z5 3932
Geekbench (em pontos) Barras maiores indicam melhor desempenho
Moto X Force 3639
Xperia Z5 4029
Sistema operacional Android Lolllipop
Chipset Qualcomm Snapdragon 810
CPU (SoC) Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e Quad-core 2 GHz Cortex-A57
GPU (SoC) Adreno 430
RAM 3 GB
Armazenamento 64 GB + microSD de até 2 TB
Conexões 4G; Wi-Fi ac dual band; GPS com A-GPS, Glonass e Beidou; Bluetooth 4.1; NFC
Tela 5,4''Quad HD
Peso 169 g
Bateria 3.760 mAh
Câmeras 21 MP e 5 MP
Prós Câmera frontal com flash, tela resistente e configuração avançada
Contras Poucos diferenciais em relação ao Moto X Style.
Conclusão Ótima escolha para quem vive deixando o smartphone cair, mas preço é alto.
Configuração 9.7
Usabilidade 8.9
Foto 8.8
Bateria 8.5
Design 9.0
Média 9.0
Preço R$ 3.149

Produtos Recomendados pela Exame

Últimas Notícias

ver mais
Temos como garantir transações seguras para o Real Digital, afirma Catalina Tobar, da Visa
Tecnologia

Temos como garantir transações seguras para o Real Digital, afirma Catalina Tobar, da Visa

Há 19 horas
Conheça o C919, 1º avião de passageiros de fabricação nacional da China
Tecnologia

Conheça o C919, 1º avião de passageiros de fabricação nacional da China

Há 23 horas
Qualcomm diz que IA exigirá mais do que nuvem consegue processar
Tecnologia

Qualcomm diz que IA exigirá mais do que nuvem consegue processar

Há um dia
WhatsApp ganha nova central de segurança para proteção de contas dos usuários
ExameLab

WhatsApp ganha nova central de segurança para proteção de contas dos usuários

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais