Mostra no Rio explora a arte do videogame

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica abre edição dedicada à produção independente de jogos no Brasil e exterior

São Paulo — Começou nesta semana e vai até 8 de maio, no Rio de Janeiro, uma edição toda dedicada a games do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). Com foco na produção independente, a exposição lança um olhar artístico sobre os jogos eletrônicos.

A mostra reúne artistas brasileiros e internacionais com uma visão pouco convencional dos jogos eletrônicos. Além de games, o evento traz instalações, animações e machinimas (animações desenvolvidas a partir de roteiros, personagens ou cenários de um game). "Os jogos estão em todos os lugares: na educação, publicidade e até no treinamento de funcionários", diz Tarsila Yuki, curadora da exposição. "Aqui, queremos mostrar o lado artístico desta produção."

Flower, para PlayStation 3, e Limbo, para Xbox 360, são alguns dos títulos apresentados na mostra. Premiados pela crítica internacional, foram desenvolvidos por pequenas empresas e trazem em sua essência muitas referências artísticas. Em Flower, do chinês Jenova Chen e do americano Nicholas Clark, o objetivo é controlar pétalas ao vento. No quebra-cabeça Limbo, do estúdio dinamarquês Playdead, o objetivo é completar um cenário feito de referências ao expressionismo alemão.

The Boom Shakalaka, do brasileiro Lucas Werthein e do americano Jason Aston, é tanto um game como uma instalação. O espectador é convidado a interagir com a obra, por meio de enormes joysticks que controlam bolinhas por um labirinto de referências a Miró e Kandinsky projetado na parede. "Os games estão na web, nos celulares, nos tablets", constata a curadora. "E nossa ideia é explorar o lado lúdicos desses trabalhos."

[vimeo http://www.vimeo.com/17500257 w=590&h=332]

Lucas Werthein & Jason Aston - Boom Shakalaka @ IAC from Lucas Werthein on Vimeo.

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - Até 8 de maio. Terça a domingo, das 11h00 às 20h00; Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro; Grátis; Informações: http://www.file.org.br e (21) 3131-3060.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.