Modelos "populares" fazem lucro da Tesla superar o esperado
Montadora liderada por Elon Musk teve receita que de 11,96 bilhões de dólares, ante 6,04 bilhões um ano antes
Reuters
Publicado em 26 de julho de 2021 às 20h02.
Última atualização em 26 de julho de 2021 às 20h03.
A montadora de carros elétricos Tesla superou as expectativas de Wall Street para lucro e receita no segundo trimestre, já que entregas recordes compensaram o impacto de uma prolongada escassez global de chips e matérias-primas.
A empresa disse nesta segunda-feira que espera lançar a produção este ano do SUV Model Y no Texas e na Alemanha, mas atrasará o lançamento do modelo Semi até 2022.
Ainda assim, apesar da pandemia e da crise da cadeia de suprimentos que afetou a indústria automobilística, a Tesla registrou recorde entregas no trimestre, graças às vendas de modelos mais baratos, incluindo sedans Model 3 e o crossover Model Y.
A montadora liderada por Elon Musk, disse que a receita saltou para 11,96 bilhões de dólares, ante 6,04 bilhões um ano antes, quando a fábrica nos EUA foi fechada por mais de seis semanas devido a pedidos de bloqueio para conter a disseminação do coronavírus.
Analistas esperavam receita de cerca de 11,3 bilhões de dólares, segundo dados IBES da Refinitiv. Excluindo itens, a Tesla teve lucro de 1,45 dólar por ação, superando projeções de analistas, de 0,98 dólar por ação.
A Tesla disse que a receita operacional aumentou principalmente devido ao crescimento do volume e redução de custos, que compensou custos maiores da cadeia de suprimentos, menor receita de crédito e outros itens, incluindo 23 milhões de dólares em perdas no investimento em bitcoin.