Tecnologia

Ministro afirma que banda larga deve ser expandida nas periferias

São Paulo – Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, esteve presente no lançamento da On Telecom e ressaltou a importância de que mais empresas atuem no mercado...

Paulo Bernardo (Agência Brasil)

Paulo Bernardo (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo – Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, esteve presente no lançamento da On Telecom e ressaltou a importância de que mais empresas atuem no mercado para ampliar o acesso à banda larga. “O Brasil tem quase 200 milhões de habitantes, mas um volume pequeno de conexões de banda larga fixa. Há um espaço extraordinariamente grande para o crescimento desse mercado”, disse.

O ministro também comentou que as empresas de telecomunicações devem expandir seus serviços para as regiões mais pobres do país, onde normalmente os serviços são caros e ruins. “Visitei a periferia de Brasília, onde as pessoas pagam 80 reais por uma internet a rádio, com tecnologia antiga e serviço precário. As grandes empresas não enxergam as regiões periféricas, mesmo com o aumento do poder de consumo”, afirmou.

De acordo com o político, é necessário que o governo crie condições para desenvolver o mercado e melhorar o ambiente de negócios, além de facilitar a instalação de infraestrutura e verificar possíveis mudanças na legislação. “É necessário que a banda larga consiga penetrar pelo país. Só o Ministério da Saúde pretende expandir a conexão em 13 mil postos de saúde, com serviços de telemedicina e diagnóstico à distância.”

João Batista de Rezende, presidente da Anatel, também esteve presente no evento e começou sua fala cobrando mais ousadia das empresas de telecomunicações. “Achei que vocês [On Telecom] foram tímidos no leilão, poderiam ter comprado o serviço para mais cidades. Há um mercado importante em diferentes regiões do Brasil”, afirmou.

Em tom bem humorado, Rezende afirmou que o investidor húngaro-americano George Soros, responsável por injetar 150 milhões de dólares na On Telecom, deve “abrir o bolso” para expandir a empresa em mercados como o Nordeste e o Sul. “Com mais uma empresa oferecendo o serviço da banda larga fixa, esperamos que o usuário possa ter uma experiência bem sucedida”, disse. 

Acompanhe tudo sobre:AnatelINFOTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025