Microsoft testa serviço de recuperação em nuvem no Windows 10
Nova ferramenta foi incluída em uma nova versão de testes do Windows 10, e se assemelha a um recurso do macOs
Maria Eduarda Cury
Publicado em 1 de agosto de 2019 às 17h59.
São Paulo - A Microsoft está planejando incluir no Windows 10 um recurso que permite fazer uma espécie de backup do sistema operacional na nuvem. Chamado de " Cloud Download" ("download em nuvem"), esta nova ferramenta servirá para fazer a restauração do sistema operacional no caso de falhas ou quando ele precisar ser reinstalado.
O recurso é semelhante a uma ferramenta disponível do sistema macOs, da Apple . Quando o sistema precisa ser reinstalado em um dos computadores da fabricante, existe a opção de baixar uma cópia da nuvem, para que o conteúdo não seja inteiramente deletado. Usuários podem visualizar o recurso ao iniciar uma máquina que esteja com problemas.
Outras fabricantes de computadores, como Dell , Asus e HP , realizam a cópia do sistema em ferramentas de terceiros - como um serviço de nuvem de outras empresas ou utilizando um pen drive -, mas a Microsoft está apostando em um recurso propriamente seu, com a intenção de facilitar o uso para seus usuários.
Esse serviço deve ser essencial para o Windows Lite, uma nova versão mais leve do sistema operacional, que deve concorrer com o ChromeOS -- sistema do Google presente nos laptops Chromebooks. No Windows Lite, usuários poderão recuperar o conteúdo de seus aparelhos sem a necessidade de utilizar um pen drive.
A empresa, porém, também precisará garantir o suporte total dos fabricantes de computadores e de todos os drivers importantes para que isso funcione bem. Portanto, é esperado que esse recurso seja implantado de forma gradativa no sistema, já que depende de diversas etapas para funcionar completamente.