Exame Logo

Microsoft reduz preço do Xbox 360 para deter o Wii da Nintendo

Empresa adota a mesma medida da Sony, que reduziu o preço do PlayStation 3 em julho para conquistar consumidores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 17h45.

A Microsoft resistiu por 21 meses à idéia de baixar o preço do Xbox 360, a fim de continuar na briga pela liderança do mercado mundial de videogames e deter o avanço do Wii, o aparelho da Nintendo. Nesta terça-feira(7/8), porém, a companhia cedeu. O modelo mais popular do Xbox ficará 50 dólares mais barato, e irá ao mercado agora por 349 dólares. O console mais sofisticado será vendido por 449 dólares - 30 a menos. E a versão mais simples recuou 20 dólares, para 279. Em julho, a Sony já havia cortado 100 dólares do preço do PlayStation 3, que passou a custar 499 dólares.

O que levou as duas empresas a tal medida é o grande sucesso do videogame da Nintendo. Desde que foi lançado, em novembro do ano passado, até o final de junho, foram vendidos 9,3 milhões de consoles do Wii no mundo. De acordo com o americano The Wall Street Journal, somente em junho, a Nintendo emplacou 4 de seus videogames para cada PlayStation 3. Contra a Microsoft, a diferença foi de dois para um.

Veja também

Os analistas não esperam que a Nintendo reduza seu preço no curto prazo, já que o valor é o mais baixo do mercado - 250 dólares. Além disso, a demanda continua elevada. De qualquer modo, a manobra da Microsoft tende a dar mais fôlego ao Xbox 360. "Isso certamente rejuvenescerá o Xbox 360 no mercado", diz Van Baker, um analista da Gartner.

Oficialmente, a Microsoft nega que o corte de preços esteja atrelado à vantagem do Wii. "Esta sempre foi nossa estratégia", afirma David Hufford, diretor de desenvolvimento do Xbox 360. Apesar dos movimentos da concorrência, a Nintendo continua otimista. A companhia ainda mantém a previsão de vender 22 milhões de Wii até o fim de seu ano fiscal, em março de 2008.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNintendoTecnologia da informaçãoXbox

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame