Tecnologia

Microsoft lança versão final do ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2015

IDE traz como principais novidades recursos que facilitam a criação de apps compatíveis com múltiplas plataformas

visualstudio (Reprodução)

visualstudio (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 12h04.

Depois de um ano de testes, a Microsoft liberou nesta segunda-feira (20) a versão final do Visual Studio 2015. O ambiente de desenvolvimento integrado (ou IDE) chega junto a uma nova edição do framework de software .NET, a 4.6, e traz como principais novidades recursos que facilitam a criação de apps compatíveis com múltiplas plataformas.

O principal deles é o Apache Cordova, conjunto de APIs que agora está integrado à plataforma da Microsoft. Ele permite que desenvolvedores trabalhem em seus aplicativos para Android e iOS usando HTML, CSS e JavaScript em vez da linguagem nativa dos programas (Java e Swift respectivamente), como explica a página do projeto. Dessa forma, as aplicações podem ser portadas para outros sistemas mais facilmente.

Com esse mesmo foco de desenvolvimento para outras plataformas, a MS ainda fechou uma parceria com a Xamarin, que inclui no Visual Studio uma ferramenta que “converte” aplicações .NET para fazê-las rodar em sistemas móveis que não sejam o Windows – ou seja, Android e iOS, especialmente. O sistema operacional do Google, por sinal, ainda ganhou um emulador no IDE que permite aos desenvolvedores testar as aplicações.

Em termos de linguagens, o programa oferece suporte para C# 6, Visual Basic .NET 12, C++ 11, 14 e 17, F#, TypeScript e Python, entre outras. O compilador do VB.NET, por sinal, é baseado no Roslyn, o projeto de código aberto que faz mudanças em aplicações serem visualizadas com uma simples atualização da página no navegador.

O Visual Studio 2015 foi lançado como prévia em junho do ano passado, e desde então recebeu novas funcionalidades e correções. Versões de testes das edições Professional e Enterprise já podem ser baixadas gratuitamente, enquanto licenças para os produtos finais, para uso em empresas, podem ser compradas respectivamente por 1 200 e 6 000 dólares. E caso você não vá usar o IDE profissionalmente, existe ainda a opção do Visual Studio Community, que não traz alguns recursos, mas é gratuita.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoDesenvolvimento econômicoSoftwareINFO

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint