Exame Logo

Microsoft apresentará Windows 10 em janeiro de 2015

Empresa estará presente na Consumer Electronics Show 2015 (CES) no início de janeiro, onde provavelmente falará sobre o lançamento

Windows 10: sistema foi desenhado para rodar em vários dispositivos, incluindo PCs, tablets, smartphones e o Xbox One (Microsoft/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 08h52.

São Paulo - A Microsoft planeja apresentar seu novo sistema operacional, o Windows 10 , em janeiro de 2015.

A empresa estará presente na Consumer Electronics Show 2015 (CES) no início de janeiro, onde provavelmente falará sobre o lançamento, e fontes disseram ao site The Verge que as funções do SO devem ser detalhadas em um evento separado para a imprensa no final do mesmo mês.

No evento, a companhia de software também deve falar sobre seus planos para smartphones e tablets com Windows, as possíveis atualizações para a plataforma do console Xbox One e a nova interface de toque chamada Continuum.

O Windows 10 foi desenhado para rodar em vários dispositivos, incluindo PCs, tablets, smartphones e o Xbox One.

Uma das principais novidades é que trará de volta o menu iniciar, com características do Windows 7 e 8. Os usuários também poderão criar mais de uma área de trabalho e a interface de exibição de aplicativos abertos foi renovada.

A Microsoft anunciou o Windows 10 pela primeira vez durante um evento discreto de pouco mais de uma hora em São Francisco, em 30 de setembro. Ao que tudo indica, a apresentação sobre o novo sistema em janeiro promete ser mais significante.

São Paulo -- A Microsoft acaba de anunciar o Windows 10, a próxima edição de seu sistema operacional para PCs e tablets. O sistema, que vai suceder o Windows 8 (a empresa pulou o número 9), deve ser lançado comercialmente no primeiro semestre de 2015. Veja as principais novidades que ele vai trazer.
  • 2. 1. Menu Iniciar

    2 /10(Divulgação)

  • Veja também

    Quando lançou o Windows 8, há dois anos, a Microsoft desagradou aos usuários de PCs ao privilegiar o comando por meio de tela sensível ao toque. O menu Iniciar, muito conveniente para uso com mouse, desapareceu. No Windows 10, ele volta ao sistema operacional redesenhado.
  • 3. 2. Live Tiles

    3 /10(Divulgação)

  • O novo menu Iniciar mantém a familiar coluna de ícones que existia no Windows 7 e no XP. Mas também inclui uma área com Live Tiles, aqueles retângulos que exibem informações e permitem acionar aplicativos no Windows 8 e no Windows Phone. Essa área pode ser personalizada pelo usuário.
  • 4. 3. Busca

    4 /10(Reprodução / YouTube / Microsoft)

    No Windows 8, para fazer uma busca é preciso ir à interface nova (que a Microsoft chama de “moderna”). No Windows 10, a função de busca estará presente também no menu Iniciar. As pesquisas serão feitas tanto no próprio PC ou tablet como na web.
  • 5. 4. Apps na área de trabalho

    5 /10(Divulgação)

    No Windows 8, os apps vendidos na Windows Store só podem ser abertos na interface “moderna”. No Windows 10, eles serão compatíveis também com a área de trabalho. Lá, poderão ser movidos, minimizados e fechados com um clique do mouse, como acontece com os apps tradicionais.
  • 6. 5. Multitarefa

    6 /10(Divulgação)

    O velho recurso de teclar Alt + Tab para ver os aplicativos que estão rodando no PC e alternar entre eles ganha nova roupagem no Windows 10. Uma botão na Barra de Tarefas aciona esse recurso.
  • 7. 6. Tela dividida

    7 /10(Divulgação)

    No Windows 10, o recurso de dividir a tela entre vários aplicativos fica mais flexível. É possível, por exemplo, abrir um dos apps à direita e repartir a metade esquerda entre outros dois, um sobre o outro.
  • 8. 7. Múltiplos desktops

    8 /10(Divulgação)

    O usuário de Windows 10 vai poder criar áreas de trabalho adicionais e colocar um grupo de aplicativos em cada uma delas. Bastará um clique para alternar entre essas áreas virtuais. É um recurso que existe há anos em sistemas operacionais como Linux e OS X.
  • 9. 8. Windows mutante

    9 /10(Divulgação)

    O Windows 10 vai identificar os dispositivo em que está instalado e oferecer a interface gráfica mais adequada para ele. Quem estiver num tablet vai ver a interface “moderna”, similar à do Windows 8. Quem usar um PC com teclado e mouse terá a área de trabalho tradicional.
  • 10. Agora veja dicas de sites para aprender sobre tecnologia:

    10 /10(Kuba Bozanowski/Flickr/via Photopin.com)

  • Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame