Tecnologia

Microsoft apresenta Windows Phone 8.1 com assistente de voz

O sistema operacional também habilitou telas de bloqueio interativas e a possibilidade de usar imagens pessoais como fundo dos aplicativos


	Windows Phone: a versão 8.1 incluiu um centro de notificações que permite ao desenvolvedor de aplicativos ter mais controle sobre os avisos e oferece mais detalhes sobre o estado da bateria (Getty Images)

Windows Phone: a versão 8.1 incluiu um centro de notificações que permite ao desenvolvedor de aplicativos ter mais controle sobre os avisos e oferece mais detalhes sobre o estado da bateria (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 16h00.

San Francisco - A Microsoft lançou nesta quarta-feira o Windows Phone 8.1, a atualização de seu sistema operacional para smartphones, que aumentou a personalização dos dispositivos e incorporou um assistente de voz, batizado de Cortana.

O Windows Phone 8.1 incluiu um centro de notificações que permite ao desenvolvedor de aplicativos ter mais controle sobre os avisos e oferece mais detalhes sobre o estado da bateria.

O sistema operacional também habilitou telas de bloqueio interativas e a possibilidade de usar imagens pessoais como fundo dos aplicativos.

Como já era previsto a Microsoft apresentou Cortana, assistente de voz que usa o Bing e é semelhante às já existentes nos sistemas da Apple e da Google, Siri e Google Now, que serve para agendar entrevistas e anotar lembretes, ler a agenda, fazer chamadas, buscar lugares e saber de resultados esportivos, entre outras coisas.

Cortana está pensado para fazer sugestões ao usuário e para isso acessa os dados e os e-mails baixados no telefone. Em princípio a assistente de voz só estará disponível nos Estados Unidos e em versão beta.

O gerente de sistemas operacionais da Microsoft, Joe Belfiore, garantiu que Cortana só rastreará dados no dispositivo e não compartilhará essa informação com a nuvem sem autorização prévia, necessária para que o assistente de voz administre, por exemplo, o status de um voo de interesse para o usuário.

Cortana poderá ser utilizado para estabelecer lembretes associados a pessoas, que serão ativados quando o usuário se comunicar com elas via chamada, chat ou e-mail.


A Microsoft permitiu que os desenvolvedores de aplicativos pudessem incorporar os serviços da Cortana em seus produtos e mostrou como Facebook e Hulu respondem a ordens de voz para saber o que publicou recentemente alguém na rede social e acrescentar alguma série à lista pessoal de conteúdos para assistir.

O Windows Phone 8.1 também terá a função "wifi sense" para "ajudar os usuários a tirar mais partido das redes wifi", comentou Belfiore.

Trata-se de um software que localiza as redes de wifi abertas ao redor do usuário e é capaz de se conectar automaticamente a elas, inclusive fornecer e-mail e senha para estabelecer a conexão sem que o usuário tenha que fazer nada.

Este sistema pode ser utilizado também para compartilhar automaticamente a rede pessoal de wifi com as pessoas autorizadas.

O Windows Phone 8.1 estará disponível de forma progressiva "nos próximos meses" e virá instalado de fábrica nos novos aparelhos Windows Phone a partir de fim de abril e início de maio, disse Belfiore.

A companhia anunciou dois novos fabricantes de telefones Windows Phone, a empresa indiana Micromax e a cipriota Prestígio, que estão desenvolvendo aparelhos com chips de Qualcomm. EFE

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftSmartphonesTecnologia da informaçãoWindows Phone

Mais de Tecnologia

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil

O homem mais rico da Ásia anuncia planos para robôs humanoides em 2025

Gigante do TikTok, ByteDance atinge valor de US$ 300 bilhões, diz WSJ

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok