Microsoft anuncia câmera com inteligência artificial e Linux
Em parceria com Qualcomm, Microsoft desenvolve kit com câmera que funciona por inteligência artificial
Maria Eduarda Cury
Publicado em 13 de setembro de 2019 às 11h56.
São Paulo - No começo deste mês, a Microsoft anunciou, em parceria com a empresa Qualcomm - produtora de chipsets para smartphones -, um kit denominado "Vision AI Developer" que inclui uma câmera com inteligência artificial. O sistema é próprio da Qualcomm, chamado "Vision Intelligence 300 Platform", baseado no Linux, e a câmera também utiliza os serviços de nuvem e machine learning da Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft.
O software da câmera dispõe de uma solução ponta a ponta da Azure, e a inteligência artificial utilizada pode auxiliar para trazer respostas em ambientes comerciais. Por exemplo, a câmera consegue identificar se todas as pessoas no campo de visão estão utilizando capacete, ou se a prateleira de uma loja está com o estoque cheio. Isso acontece graças ao uso da inteligência visual - basta programar e o software responderá as dúvidas.
Esse é o primeiro produto originário da parceria entre a Microsoft e a Qualcomm, que foi anunciada em 2018. O produto, que possui um processador Qualcomm Snapdragon 603, tem 4 gigabytes de memória e uma capacidade de 64 gigabytes de armazenamento. A câmera de 8 megapixels permite gravar na definição 4K ultra-HD e a câmera pode ser conectada ao Wi-Fi, o que significa que as imagens e os vídeos podem ser transmitidos pela nuvem. Mic
O Vision Intelligente 300 Platform também dispõe de uma entrada para cabos HDMI e USB, de forma que o usuário pode transferir as imagens por meio de cabos externos, caso não queira utilizar o compartilhamento por nuvem.
Os usuários que comprarem a câmera também podem expandir sua usabilidade ao adquirirem extensões da Azure. Entre elas, estão o serviço Custom Vision, que permite que o cliente desenvolva sua própria visão personalizada da interface do sistema e a inclua no kit. O Vision AI Developer Kit também pode ser integrado ao Visual Studio Code, que permite que os desenvolvedores amadores - ou não - possam gerenciar sua programação e modificar os já existentes.
Outra companhia que desenvolveu uma câmera capaz de atuar por inteligência artificial foi a Amazon . A câmera de vídeo AWS DeepLens permite que desenvolvedores a programem por meio do machine learning, e permite que usuários também aprimorem seus próprios códigos.
O Vision AI Developer Kit já está sendo comercializado, e custa a partir de 249 dólares - 1.012,06 reais, em conversão direta.