Tecnologia

México pode cortar milhões de celulares para combater crime

Anúncios em rádio e televisão estatais pedem aos mexicanos que registrem seus aparelhos

Maioria dos 84 milhões de celulares do México é de aparelhos pré-pago

Maioria dos 84 milhões de celulares do México é de aparelhos pré-pago

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 17h14.

Cidade do México - Milhões de mexicanos podem ter suas linhas de celular cortadas neste fim de semana se o governo levar adiante uma nova lei para combater o crime que forçaria as pessoas a registrar seus aparelhos.

Anúncios divulgados em emissoras de rádio e televisão estatais nas últimas semanas pedem aos mexicanos que registrem seus celulares enviando suas informações pessoais por mensagem de texto, mas, até esta quinta-feira, 30 milhões de linhas permanecem sem registro a poucos dias do prazo dado pelo governo.

Analistas afirmam que quaisquer perdas para a maior operadora do país, América Móvil, serão minúsculas em comparação às vendas totais da companhia.

Mesmo assim, a operadora, controlada pelo bilionário Carlos Slim, pressiona senadores para estender o prazo de implementação da lei, aprovada há um ano, que busca impedir criminosos de usar celulares para extorsão e negociar resgates de sequestros.

"Perto de 30 milhões de pessoas serão afetadas ... muitas das quais dependem do celular como seu único meio de comunicação", disse o chefe de Relações Institucionais da América Móvil, Guillermo Ferrer, em email.

A maioria dos 84 milhões de celulares do México é de aparelhos pré-pagos com um pacote limitado de minutos que pode ser facilmente comprado em lojas.

A América Móvil conta com uma fatia de 71 por cento do mercado de telefonia móvel do México, além de operações no Brasil, Chile e outros países da região. Grande parte da participação restante no mercado é da espanhola Telefonica.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralAmérica LatinaTelecomunicaçõesIndústriaMéxicosetor-eletroeletronico

Mais de Tecnologia

Prova de vida e biometria nos bancos: selfie, reconhecimento facial e o que fazer quando trava

Oposição a data centers de IA vira tema de campanha nos EUA; veja como pensam os americanos

Cashback e cupom automático: extensões e apps que aplicam descontos sozinhos na hora da compra

De volta ao fio: 4 fones de ouvido que te livram de pensar em bateria