Metrô de São Paulo passa a informar condição das linhas via celular e web
O Metrô de São Paulo tem um novo sistema de informações via web e celular. É atualizado a cada dois minutos, mas só destaca interferências que afetam uma linha inteira
Modo escuro
O serviço de informações via internet do Metrô paulista vai sinalizar eventuais problemas nas linhas (Leo Santos / Wikimedia Commons)
Publicado em 21 de março de 2011, 19h09.
São Paulo — O Metrô de São Paulo lançou, nesta segunda-feira, uma ferramenta na internet capaz de informar aos usuários do transporte público problemas de operação. O sistema, interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO), faz um panorama geral da situação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás e mostra à população qual o melhor trajeto a ser usado em determinado horário.
O sistema é atualizado a cada dois minutos, mas só destaca interferências que afetam uma linha em sua totalidade. Falhas pontuais e breves não serão exibidas. O objetivo da aplicação, diz Sergio Avelleda, presidente do Metrô, é ampliar a forma como a companhia se comunica com seu usuário. "Decidimos criar um canal com a população para que ela possa planejar a sua viagem", explica o executivo. "Percebemos que a grande reclamação por parte de quem usa o sistema de transporte é não saber o status de cada linha e, consequentemente, não ter a chance de escolher um trajeto", completa.
A tabela, disponível no site do Metrô, faz analogia a um semáforo de trânsito, onde a cor verde representa sinal livre, o amarelo, atenção e o vermelho, problemas. Basta clicar sobre o ícone de status para saber o que está acontecendo em determinado trecho.
Os usuários já podem consultar o serviço no endereço virtual do Metrô. A partir desta terça-feira, também será possível acessar a tabela na versão do site para celular. Segundo o presidente da empresa, aplicativos para computadores (widget) e para smartphones (apps) serão disponibilizados para download em poucas semanas.
Mundo
O Metrô de São Paulo não é o primeiro a utilizar a tecnologia a seu favor. O sistema metroviário de Londres, um dos mais antigos do mundo, oferece a ferramenta há alguns anos e informa os usuários sobre as condições das linhas – 14 ao todo – por meio de um sistema online chamado Service Updates.
Avelleda discorda que o trem paulista tenha demorado a criar o seu próprio serviço. "Que demora? O desenvolvimento da ferramenta começou em janeiro e pouco tempo depois, em março, já está no ar", diz.
Mais lidas em Tecnologia
Produtos Recomendados pela Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais