Tecnologia

Menino de 5 anos descobre falha de segurança no Xbox One

A brecha permitia que Kristoffer Von Hassel acessasse a conta do pai na Live usando apenas uma sequência de espaços no lugar da senha


	Xbox One: garoto ganhou quatro jogos, 50 dólares e um ano de assinatura na Xbox Live, além de menção como “pesquisador de segurança” no mês de março
 (Ina Fassbender/Reuters)

Xbox One: garoto ganhou quatro jogos, 50 dólares e um ano de assinatura na Xbox Live, além de menção como “pesquisador de segurança” no mês de março (Ina Fassbender/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 19h37.

São Paulo - Um garotinho norte-americano de apenas cinco anos descobriu uma falha de segurança grave – mas simples – no Xbox One, console da Microsoft.

A brecha permitia que Kristoffer Von Hassel acessasse a conta do pai na Live usando apenas uma sequência de espaços no lugar da senha.

A informação vem da BBC e da emissora KGTV. Ambas mostraram que, com a ajuda do bug, o menino conseguia burlar o bloqueio estabelecido pelo próprio pai, Robert, e jogar alguns games um pouco pesados para sua idade – como os citados Call of Duty: Ghosts e Dead Rising 3.

A “tática” usada envolvia errar a combinação inicial até ser levado à tela de verificação. Nela, em vez de digitar algum dado válido, o garoto simplesmente colocava uma sequência de espaços no campo em branco e apertava “Enter”. O console, então, ficava livre para que ele pudesse jogar.

O erro do qual Kristoffer tirava proveito foi descoberto apenas algum tempo depois, quando o garoto o demonstrou ao Von Hassel-pai.

Especialista em segurança, o responsável pelo menino gravou o ato e repassou as informações à Microsoft, que corrigiu o erro antes que mais alguém pudesse aproveitá-lo – ou ao menos é essa a expectativa.

De qualquer forma, não deixa de ser surpreendente o fato de que a MS permitiu que uma falha tão simples passasse no desenvolvimento do console.

Como manda o protocolo, a empresa agradeceu ao hacker – no caso, o menino de cinco anos – que descobriu a brecha.

O pequeno ganhou de presente quatro jogos, 50 dólares e um ano de assinatura na Xbox Live, além de uma menção como “pesquisador de segurança” no mês de março na página do Security TechCenter da companhia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftTecnologia da informaçãoGamesXboxseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs