Tecnologia

Marinha faz concurso cultural sobre a Antártica para estudantes

Os vencedores vão ganhar uma viagem para a Antártica e poderão escolher um professor para acompanhá-lo

Estação Antártica (Divulgação/IAB/Estúdio 41)

Estação Antártica (Divulgação/IAB/Estúdio 41)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2013 às 10h35.

Estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2014 as inscrições para o concurso cultural "O Brasil na Antártica", promovido em âmbito nacional pela Marinha do Brasil. Estudantes de 15 a 19 anos do ensino médio de escolas públicas e particulares interessados em participar do concurso deverão produzir um vídeo, de no máximo três minutos, sobre importância das atividades do Brasil no continente.

A competição vai selecionar quatro vídeos, dois de alunos da rede pública e dois da rede privada. Os vencedores vão ganhar uma viagem para a Antártica e poderão escolher um professor para acompanhá-lo. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro e a viagem está programada para fevereiro de 2014.

Segundo o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e coordenador do concurso, contra-almirante Marcos Silva Rodrigues, o objetivo é estreitar a relação entre os jovens e o continente, além de destacar a importância da Antártica para o Brasil.

"O futuro do país está nos jovens, eles serão os pesquisadores de amanhã. Queremos estimular e incentivar a curiosidade deles pelo continente e a importância da Antártica para o Brasil. Além de ser uma grande oportunidade no campo pessoal, visto que uma viagem turística sairia em torno de US$ 30 mil, o jovem poderá frequentar um lugar que poucos vão conhecer um dia. Presenciar pesquisas, conhecer a estação brasileira, embarcar em navios de expedição, dormir na estação provisória, são experiências únicas que eles poderão desfrutar através do concurso”, disse Rodrigues.

O coordenador destacou a importância ambiental das pesquisas realizadas no continente, tanto para o Brasil como para o planeta. "A Antártica possui a maior reserva de água doce do mundo, compreendendo 76% da reserva total, além de influenciar no clima do Brasil. Atualmente nós e a Aeronáutica damos o suporte e logística necessários às pesquisas desenvolvidas por universidades no continente”, explicou.

Para participar, o aluno interessado deve acessar o site www.secrim.mar.mil.br , preencher o questionário de inscrição e enviar o vídeo pelo correio para a sede da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (Secrim), na Esplanada dos Ministérios, bloco N, anexo B, terceiro andar, em Brasília (DF).

Veja 5 imagens da futura estação brasileira na Antártica

             Clique para abrir o link no navegador
Embed da galeria:
Clique para abrir o link no navegador              

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAntárticaDados de BrasilINFO

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025