Maquininhas de cartão podem ser os novos smartphones

Terminais de pagamentos de lojas físicas terão novos aplicativos para facilitar a vida do empresário e trazer benefícios ao consumidor

São Paulo -- As maquininhas de cartão podem ser os novos smartphones para lojistas. Em uma iniciativa, Rede e Cubo Coworking Itaú trabalham para oferecer aplicativos otimizados para diferentes segmentos de mercado.

Restaurantes, por exemplo, podem usar apps de programas de fidelidade, como o Volto Sempre. Ele substitui os tradicionais cartõezinhos de papel para oferecer benefícios, como sobremesa ou refeição grátis, após você ir várias vezes ao local.

Com a parceria com o Cubo Coworking Itaú, a Rede estima que vai poder oferecer soluções horizontais (que servem para vários segmentos) e verticais (para segmentos específicos). Ou seja, de calculadoras, apps de gestão de fluxo de caixa e contratação de funcionários até apps específicos para estacionamentos e restaurantes.

Os aplicativos rodam no terminal de pagamentos da Rede, chamado Smart Rede. O aparelho, feito pela Poynt, tem uma versão Android modificada, mais segura e adaptada para o ponto de venda.

Todos os apps feitos para a Smart Rede são distribuídos por meio de uma loja de apps parecida com a de smartphones, como a App Store, da Apple, ou a Google Play Store. A diferença é que os padrões de segurança têm exigências diferentes, por se tratar de um terminal de pagamentos -- e não de um celular.

“Vai ter um determinado desenvolvedor com conhecimentos de restaurantes que não temos. Por isso, a plataforma é aberta para quem quiser desenvolver”, falou a EXAME.com o diretor de produtos da Rede Frederico Souza.

Para a companhia, a ideia é fazer pelos terminais de pagamento o que o smartphone fez pelo mercado de celulares. Em número de opções, entretanto, a empresa ainda está longe dos iPhones e Androids. Atualmente, 12 apps estão disponíveis para a Smart Rede. A meta é terminar 2017 com 80 apps.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.