Tecnologia

Maquininhas de cartão podem ser os novos smartphones

Terminais de pagamentos de lojas físicas terão novos aplicativos para facilitar a vida do empresário e trazer benefícios ao consumidor

Smart Rede: terminal de pagamentos tem suporte para apps (Rede/Reprodução)

Smart Rede: terminal de pagamentos tem suporte para apps (Rede/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 7 de abril de 2017 às 05h55.

Última atualização em 7 de abril de 2017 às 15h53.

São Paulo -- As maquininhas de cartão podem ser os novos smartphones para lojistas. Em uma iniciativa, Rede e Cubo Coworking Itaú trabalham para oferecer aplicativos otimizados para diferentes segmentos de mercado.

Restaurantes, por exemplo, podem usar apps de programas de fidelidade, como o Volto Sempre. Ele substitui os tradicionais cartõezinhos de papel para oferecer benefícios, como sobremesa ou refeição grátis, após você ir várias vezes ao local.

Com a parceria com o Cubo Coworking Itaú, a Rede estima que vai poder oferecer soluções horizontais (que servem para vários segmentos) e verticais (para segmentos específicos). Ou seja, de calculadoras, apps de gestão de fluxo de caixa e contratação de funcionários até apps específicos para estacionamentos e restaurantes.

Os aplicativos rodam no terminal de pagamentos da Rede, chamado Smart Rede. O aparelho, feito pela Poynt, tem uma versão Android modificada, mais segura e adaptada para o ponto de venda.

Todos os apps feitos para a Smart Rede são distribuídos por meio de uma loja de apps parecida com a de smartphones, como a App Store, da Apple, ou a Google Play Store. A diferença é que os padrões de segurança têm exigências diferentes, por se tratar de um terminal de pagamentos -- e não de um celular.

“Vai ter um determinado desenvolvedor com conhecimentos de restaurantes que não temos. Por isso, a plataforma é aberta para quem quiser desenvolver”, falou a EXAME.com o diretor de produtos da Rede Frederico Souza.

Para a companhia, a ideia é fazer pelos terminais de pagamento o que o smartphone fez pelo mercado de celulares. Em número de opções, entretanto, a empresa ainda está longe dos iPhones e Androids. Atualmente, 12 apps estão disponíveis para a Smart Rede. A meta é terminar 2017 com 80 apps.

Acompanhe tudo sobre:AppsItaúmeios-de-pagamento

Mais de Tecnologia

iPhone 15 Pro vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

O que é 'Turo', aplicativo que foi usado para ataques em Nova Orleans e Las Vegas

Quatro dicas para evitar ataques hackers em 2025

Governo libera 66 empresas de apostas online a operar no Brasil