Tecnologia

Mão robótica permite toque através da web

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online. A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN. Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física […]

Liu Yun-hui segura o protótipo da mão robótica

Liu Yun-hui segura o protótipo da mão robótica

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online.

A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física para aqueles que moram longe de suas famílias.

Além de repetir os movimentos dos dedos, a mão robótica também reproduz sinal de V (da paz), de OK e até apertos de mão - nesse caso, ela também simula a força real do usuário.

Para se fazer sentir por quem está do outro lado do monitor, é preciso colocar sensores no braço, parecidos com um relógio, que detectam sinais eletrônicos gerados pela contração muscular. Cada músculo dos dedos gera sinais próprios, que são interpretados por um software e transmitidos para a outra pessoa através da internet - e reproduzidos pelo equipamento.

Por enquanto, a transmissão tem um delay de segundos, que deve ser corrigido até o Natal, quando o produto será lançado para o mercado com uma aparência mais real, coberto com pele artificial. O preço estimado será de US$100, com o sensor incluso.

No futuro, os pesquisadores dizem ser possível incluir outras habilidades, como a detecção de temperatura.

Acompanhe tudo sobre:InternetPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025