Tecnologia

Macromedia libera linha completa MX

SÃO PAULO (16h40) - A Macromedia liberou nesta segunda-feira (29) novas versões dos programas Dreamweaver, Fireworks e ColdFusion dentro da linha MX - inaugurada com o lançamento do Flash MX, há quase dois meses. Os produtos devem chegar ao Brasil em 30 dias, segundo a Macromedia Brasil. Os novos aplicativos integram-se uns aos outros e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h18.

SÃO PAULO (16h40) - A Macromedia liberou nesta segunda-feira (29) novas versões dos programas Dreamweaver, Fireworks e ColdFusion dentro da linha MX - inaugurada com o lançamento do Flash MX, há quase dois meses. Os produtos devem chegar ao Brasil em 30 dias, segundo a Macromedia Brasil.

Os novos aplicativos integram-se uns aos outros e podem ser usados na construção de soluções baseadas em Java e na plataforma .NET.

Com o Dreamweaver MX, vêm as ferramentas de layout do Dreamweaver, os recursos para desenvolvimento de aplicações rápidas para web UltraDev e o editor de códigos HTML Macromedia HomeSite. O produto suporta servidores multiplataforma e XML e pode ser usado na criação de sites HTML, XHTML, ASP, ASP.NET, ColdFusion, JSP e PHP.

Uma das principais novidades no Dreamweaver MX é que ele já traz uma biblioteca com modelos de layout e códigos pré-construídos, incluindo estruturas, formulários, templates de acesso e funções JavaScript.

A Macromedia já avisou que não pretende mais vender o UltraDev ou o ColdFusion Studio como pacotes separados após o lançamento do Dreamweaver MX. Apenas o HomeSite permanecerá no mercado como um produto avulso.

Já a nova versão do Fireworks foi desenvolvida para simplificar a criação de aplicações de navegação na internet, como menus pop-ups verticais e horizontais em JavaScript. Ele gera automaticamente gráficos dinâmicos, com link para conteúdo XML - ou seja, dá para criar repetidos gráficos conectando-se variáveis de gráficos a um arquivo XML. O produto oferece suporte a XHTML e simplifica a exportação de gráficos e conteúdo HTML para aplicações web, adequando-os automaticamente aos formatos de arquivos requiridos pelo Flash MX, Dreamweaver MX, FreeHand e Director, e também pelos aplicativos de criação web de outras marcas.

Para aplicações mais pesadas, a Macromedia liberou a versão MX do ambiente de scripting ColdFusion - que, até o lançamento, era conhecido pelo codinome Neo. Modificações foram feitas para facilitar o trabalho com arquiteturas baseadas no padrão Java.

O ColdFusion MX trabalha com XML, serviços web, J2EE e .NET e com os principais servidores Java, tais como o WebSphere, da IBM, e o ONE, da Sun.

Os novos componentes do produto, diz a Macromedia, permitem o rápido encapsulamento e o uso repetido de códigos na criação de aplicações que pode ser automaticamente acessadas como serviços web ou serviços remotos para usuários do Flash - graças à ferramenta Flash Remoting. Outra novidade é o suporte a ActionScript, para a criação de aplicações cliente/servidor.

A nova linha de produtos MX chega ao mercado americano agora em maio. O Dreamweaver vai sair por 399 dólares (199 dólares o upgrade) e, o Fireworks, por 299 dólares (149 dólares para atualização de versões anteriores). Já o ColdFusion será vendido por 799 dólares na versão Professional Edition e por 4999 dólares na Enterprise Edition - estes preços são por servidor, e o upgrade sairá por, respectivamente, 549 e 2499 dólares também por servidor.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Qual cartão de memória usar no Nintendo Switch?

Mulheres e jovens redesenham o perfil do esporte no Brasil, aponta app Ticket Sports

Mark Zuckerberg anuncia iniciativa Meta Compute para ter infraestrutura própria de IA

Startups nucleares atraem investimento bilionário com reatores de pequeno porte