Luva coreana ajuda pacientes com AVC a recuperar movimentos
Produto usa gamificação para estimular, aprimorar e acompanhar tratamento
Da Redação
Publicado em 11 de novembro de 2015 às 17h23.
São Paulo - A Smart Rapael Glove se parece bastante com o famoso acessório Power Glove da Nintendo, mas não serve exatamente para aprimorar as experiências num jogo de videogame.
A luva inteligente foi desenvolvida para ajudar na reabilitação de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ( AVC ).
O produto tem um conceito de game, mas os jogos criados pela companhia coreana Neofect visam aprimorar a capacidade neuromotora dos indivíduos acometidos pelo problema.
O fundador da empresa acredita que um dos maiores méritos do produto, além da tecnologia embutida, é a sua capacidade de motivar os pacientes, já que estudos mostram que aproximadamente 85% dos sul-coreanos não completam os seus programas de reabilitação e consequentemente convivem o resto de suas vidas com as sequelas do acidente.
"Apenas mover a mão de alguém, de certa maneira, pode não melhorar a condição da pessoa, já que grande parte da recuperação acontece no cérebro. Costuma-se focar muito o lado clinico da coisa, mas não o suficiente no aspecto motivacional", afirma Ban Ho Young.
A luva possui sensores que monitoram o movimento da mão e do braço do usuário e encaminham os dados para o computador avaliar a qualidade dos movimentos e o progresso do paciente.
O sistema possui ainda inúmeros tipos de exercícios para o aprimoramento de várias movimentações específicas. Além disso, o aparelho também conta com bluetooth e se conecta a um aplicativo que ajuda a acompanhar o tratamento.
Inicialmente o produto custa algo em torno de 10 mil dólares e foi oferecido primeiramente para hospitais e centros de reabilitação na Coreia do Sul.
https://youtube.com/watch?v=vDUSYwt_KnE
São Paulo - A Smart Rapael Glove se parece bastante com o famoso acessório Power Glove da Nintendo, mas não serve exatamente para aprimorar as experiências num jogo de videogame.
A luva inteligente foi desenvolvida para ajudar na reabilitação de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ( AVC ).
O produto tem um conceito de game, mas os jogos criados pela companhia coreana Neofect visam aprimorar a capacidade neuromotora dos indivíduos acometidos pelo problema.
O fundador da empresa acredita que um dos maiores méritos do produto, além da tecnologia embutida, é a sua capacidade de motivar os pacientes, já que estudos mostram que aproximadamente 85% dos sul-coreanos não completam os seus programas de reabilitação e consequentemente convivem o resto de suas vidas com as sequelas do acidente.
"Apenas mover a mão de alguém, de certa maneira, pode não melhorar a condição da pessoa, já que grande parte da recuperação acontece no cérebro. Costuma-se focar muito o lado clinico da coisa, mas não o suficiente no aspecto motivacional", afirma Ban Ho Young.
A luva possui sensores que monitoram o movimento da mão e do braço do usuário e encaminham os dados para o computador avaliar a qualidade dos movimentos e o progresso do paciente.
O sistema possui ainda inúmeros tipos de exercícios para o aprimoramento de várias movimentações específicas. Além disso, o aparelho também conta com bluetooth e se conecta a um aplicativo que ajuda a acompanhar o tratamento.
Inicialmente o produto custa algo em torno de 10 mil dólares e foi oferecido primeiramente para hospitais e centros de reabilitação na Coreia do Sul.