Tecnologia

Londres tem blecaute analógico para adotar TV digital

Em decorrência do blecaute, nesta quarta-feira, o canal inglês ''BBC Two'' será cortado para os londrinos

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008 (Getty Images)

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2012 às 20h13.

Londres - Londres inicia nesta quarta-feira a primeira fase do blecaute da televisão analógica, uma mudança de tecnologia que será concluída na capital britânica no próximo dia 18 e se estenderá até outubro nas outras regiões do Reino Unido.

Em decorrência do blecaute, nesta quarta-feira, o canal inglês ''BBC Two'' será cortado para os londrinos que ainda não tenham adaptado seus televisores à tecnologia digital.

Dentro de 14 dias, a emissão analógica das outras cadeias na capital será bloqueada, enquanto o sinal digital ficará disponível em ''todas as zonas de Londres'', informou o organismo que regula a mudança no sistema de televisão do país, Digital UK.

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008. Após um processo paulatino, a previsão é que seja concluído no próximo dia 24 de outubro na Irlanda do Norte.

Em 2005, a Comissão Europeia estabeleceu um prazo que termina em 31 de dezembro deste ano para que os canais de televisão transmitam exclusivamente em formato digital.

Luxemburgo e Holanda foram os primeiros a se adaptarem ao novo padrão europeu, já em 2006. Espanha, Alemanha, Dinamarca e Finlândia também já realizaram a mudança. No entanto, outros países, como a França, a Itália e o próprio Reino Unido só concluirão a passagem à televisão digital pouco antes do fim de 2012.

Com a tecnologia digital, os espectadores britânicos pagarão somente a parcela anual para custear a televisão pública para sintonizar entre 14 e 40 canais, de acordo com a região do país na qual residam. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaLondresMetrópoles globaisReino UnidoTelevisãoTVTV a cabo

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia