LinkedIn estreia versão em português para brasileiros
Rede, voltada para contatos profissionais, tem mais de um milhão de usuários brasileiros
Da Redação
Publicado em 18 de abril de 2010 às 18h55.
São Paulo - O LinkedIn, principal rede social voltada a contatos profissionais do mundo, inaugura hoje uma versão do site em português, criada especialmente para atender o público brasileiro. Fundada em 2003, nos Estados Unidos, a ferramenta conta com cerca de um milhão de usuários brasileiros cadastrados, o que coloca o Brasil entre um dos países com maior participação na rede.
Para o vice-presidente para assuntos internacionais do LinkedIn, Arvind Rajan, a disponibilização do site no idioma português pode alavancar um crescimento ainda maior da rede no Brasil. "Estamos iniciando essa abertura no mercado brasileiro inicialmente para estudar a aceitação do público", disse Rajan em entrevista ao site Exame. O executivo não descartou a possibilidade de uma futura instalação de um escritório da empresa no país.
Diferente de redes sociais como o Orkut e o Facebook, o LinkedIn é voltado exclusivamente para contatos profissionais, tanto por empresas que procuram indicações quanto por trabalhadores em busca de crescimento na carreira. Rajan, que veio ao Brasil para o lançamento da nova versão do site, lembra que o fato de a ferramenta estar presente em mercados de mais de 200 países permite que os usuários estabeleçam contatos no mundo inteiro.
Ainda antes da versão brasileira, o LinkedIn já contava com mais de oito mil grupos relacionados ao Brasil, com descrições e títulos em português ou inglês. Embora já fosse possível criar um currículo profissional com informações em português, todos os textos das páginas do LinkedIn eram exibidas em inglês. A partir de agora, o problema está resolvido. Quem quiser, ainda pode criar duas versões do currículo, uma em cada língua.
Para o vice-presidente, o rápido crescimento no número de internautas brasileiros na rede social está ligada à facilidade que os brasileiros têm em fazer contatos e à de se adaptar a novas tecnologias.
Além do português, o LinkedIn está disponível em inglês, francês, alemão e espanhol, e conta com mais de 65 milhões de usuários. A empresa responsável pela rede profissional tem escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia e Holanda, e se prepara para inaugurar uma filial no Canadá.