Tecnologia

Leveza e performance tornam Samsung S50 um ótimo notebook

O notebook cumpre bem sua função na execução de tarefas variadas

Samsung Style S50

Samsung Style S50

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de setembro de 2016 às 14h49.

Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 16h26.

logo-infolab

São Paulo -- Quem tem um notebook de alta performance que pesa dois quilos ou mais conhece bem o sacrifício que é carregá-lo no dia a dia. Pensando em atender esse público, a Samsung criou o notebook Style S50, que pesa somente 860 gramas e tem processador Intel Core i7 de sexta geração. Seu preço sugerido é de 6.499 reais.

Design

O visual é uma das características mais importantes deste notebook. Tratando-se de um produto refinado, ele tem revestimento de metal. O uso do material no acabamento serve para dar-lhe resistência para o transporte diário, ao mesmo tempo em que o matém leve.

Fica claro que a Samsung prezou pela acomodação de componentes em um formato bonito. Esse é um produto pensado de fora para dentro. Por isso, o aparelho pesa menos de um quilo e tem 1,34 centímetro de espessura.

A dobradiça da tela se mostrou bem firme durante os nossos testes. Em nenhum momento o display se mostrou bambo ou sequer instável. Ainda assim, basta um leve empurrão para frente para que a tampa do notebook se movimente.

Aliás, há um “modo consultor” neste notebook. Sua tela pode ser aberta com ângulo de até 180 graus em relação ao teclado. Pressionando as teclas Fn e F11, a interface do Windows 10 vira de ponta cabeça, mantendo trackpad e teclado também na orientação do usuário. Isso é útil, por exemplo, em uma reunião, quando você precisa mostrar algo a alguém que está à sua frente e não há um projetor conectado ao notebook. É uma solução com claro apelo corporativo ou mesmo educacional.

O teclado do S50 agora tem retroiluminação. Ela não é muito forte, mas permite que enxerguemos as teclas em locais muito escuros. Se precisar de uma forcinha extra, a dica é aumentar o brilho da tela ao máximo.

O trackpad tem um acabamento simples, mas é um componente que cumpre sua função com competência. Os botões direito e esquerdo são internos e podem ser acionados pelo usuário quando ele pressiona as laterais inferiores, como em qualquer notebook sem botões aparentes no trackpad.

A tela de 13,3 polegadas tem resolução Full HD, o que permite visualizar a maioria dos vídeos da web com sua qualidade total, diferentemente do que acontece em displays HD. O tamanho da tela não é muito grande, mas esse formato já é padrão em notebooks que prezam pela leveza e portabilidade, como é o caso do S50.

Usabilidade

O notebook cumpre sua função na execução de tarefas variadas. Ele funcionou bem para a edição básica de imagens no Photoshop, conversão de vídeos, digitação de textos, edição de tabelas e criação de apresentações.

Para a reprodução de vídeos, o S50 também se saiu muito bem. O aparelho lidou bem com vídeos em Full HD via serviços web, como Netflix ou YouTube, e nativamente, reproduzindo mídias a partir de pendrives ou HDs externos. Vale notar aqui que o produto não tem drive para CDs, DVDs ou Blu-Rays.

Utilizando o programa FormatFactory, um conversor gratuito de mídias, o S50 levou 46 segundos para transformar um vídeo em HD no formato WMV para MP4. O arquivo tinha tamanho de 81 MB e duração de um minuto e 40 segundos.

Configuração

Aqui, assim como no item design, é onde o S50 mais se destaca. O produto tem configuração de hardware de ponta, com processador Intel Core i7 de sexta geração, 256 GB de armazenamento em SDD, que oferece melhor velocidade de transferência de dados do que no HD comum, 8 GB de memória interna (DDR3) e uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 520.

Com a ausência de uma placa gráfica dedicada da Nvidia ou da AMD, fica evidente que a máquina não é voltada para gamers. Essa linha é para um consumidor precisa de um produto que possa ser usado para trabalhar e para lazer, por isso o foco na portabilidade e no design. Se você procura um notebook gamer dentro do portfólio da Samsung, terá que buscar por integrantes da família Expert. Ou optar por produtos como o Acer Predator.

Nos benchmarks, bem como nos nossos testes de usabilidade, o S50 se mostrou bastante versátil e não apresentou problemas de desempenho de nenhuma sorte. Confira a seguir os resultados do notebook obtidos nos testes de performance que executamos para a realização deste review.

BenchmarkStyle S50
Novabench738 pts
CinebenchOpenGL: 21,85 fps
CPU:2,90 pts
Geekbench6.647 pts

Bateria

A Samsung promete que o S50 aguenta até 10 horas de uso sem estar conectado a uma fonte de energia. Para isso, porém, você não pode, por exemplo, usar o brilho de tela no máximo. É preciso tomar algumas medidas restritivas para tirar o máximo do produto.

Nos testes realizados no INFOlab, o notebook perdeu 40% de carga durante a reprodução de um filme na Netflix, que durou 1h20min. Ou seja, sua autonomia total nesse caso é de 3h20. Vale ressaltar que o brilho de tela estava no máximo, o computador estava conectado a uma rede Wi-Fi e o Bluetooth, assim como o recurso de retroiluminação do teclado, estavam ativos.

Conectores

Um dos problemas do Samsung Style S50 é a questão dos conectores. Não que ele venha sem uma saída para fones de ouvido, muito pelo contrário. Ela está lá, localizada na lateral esquerda do produto. Mas há uma conexão microHDMI, pouco comum em TVs e projetores. Ele não vem com adaptador e, por isso, fica por conta do consumidor a compra desse componente para possibilitar a conexão do aparelho a telas maiores.

O notebook conta com um conector mini Ethernet RJ45, ainda mais incomum do que o microHDMI. Felizmente, a Samsung oferece um adaptador para cabo Ethernet comum na caixa do S50. Com isso, você pode conectar um cabo de rede facilmente no produto e usar a internet com mais estabilidade do que via Wi-Fi.

Outra porta pouco usual é uma mini VGA. Nesse caso, o consumidor também precisa adquirir um adaptador, ainda que esse tipo de padrão de conexão esteja caindo em desuso.

Fora isso, o S50 tem duas portas USB 3.0, uma de cada lado da máquina, e um leitor de cartões 3-em-1 (SD, SDHC, SDXC). Este último ponto é especialmente importante para quem tem máquina fotográfica semi-profissional.

Vale a pena?

O Samsung Style S50 é um notebook feito para um público que preza pela alta performance sem deixar o estilo de lado. Ele é extremamente portátil e não apresentou problemas de desempenho durante nossos testes. Por isso, o produto é recomendável e se posiciona em uma faixa de preço abaixo da concorrência, a exemplo do (mais caro) Dell XPS 13.

Com isso, o S50 é hoje o notebook com Windows 10 mais portátil e eficiente que você pode comprar.

Ficha técnica

ProcessadorIntel Core i7 6500U (2.5 GHz até to 3.1 GHz 4 MB L3 Cache)
RAM8 GB (LPDDR3 1866 MHz)
GPUIntel HD Graphics 520
Armazenamento256 GB (SSD)
Tela13,3 Full HD
Conexões2 USB 3.0, microHDMI, mini Ethnernet, P2 (3,5 mm) e leitor de cartões (SD, SDHC, SDXC)
Peso860 g
Bateria30 Wh

Avaliação técnica

PrósNotebook leve, configuração de alto desempenho, bom acabamento e tela Full HD
ContrasDuração da bateria poderia ser maior para uso intenso.
ConclusãoMelhor notebook ultra-portátil com sistema Windows 10 do ano
Configuração9.1
Áudio e Vídeo8.7
Usabilidade9.0
Design9.3
Bateria7.6
Média9.0
PreçoR4 6.499
Acompanhe tudo sobre:NotebooksReviewsReviews INFOSamsungWindows 10

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes