Tecnologia

Leitor de notícias online gasta mais na web

SÃO PAULO - As pessoas que freqüentam as versões online dos jornais tendem a gastar mais tempo e mais dinheiro na internet, afirma a Associação de Jornais da América (NAA, sigla para Newspaper Association of America). A NAA encomendou a pesquisa à Mori Research, que entrevistou dois mil internautas por telefone, entre 29 de janeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - As pessoas que freqüentam as versões online dos jornais tendem a gastar mais tempo e mais dinheiro na internet, afirma a Associação de Jornais da América (NAA, sigla para Newspaper Association of America).

A NAA encomendou a pesquisa à Mori Research, que entrevistou dois mil internautas por telefone, entre 29 de janeiro e 23 de fevereiro, e outros 12 429, entre os dias 5 e 23 de fevereiro, por meio de um pop-up publicado nos sites de oito jornais americanos.

Os resultados apontaram que os sites de publicações que existem no mundo real também são os preferidos por 62% dos internautas que procuram notícias online, em detrimento dos grandes portais genéricos - a NAA cita o Yahoo! como exemplo. E também que, a quanto mais tempo a pessoa é uma internauta, mais vezes ela irá voltar aos sites de jornais atrás de informação - 64% dos leitores de jornais online estão conectados há mais de quatro anos, contra 42% dos internautas em geral. "A internet, ao invés de tomar o lugar dos jornais em papel, deu a eles uma oportunidade única de explorar melhor as notícias e a informação, bem como direcionar as pessoas interessadas para um novo meio", declarou John F. Sturm, presidente e CEO da NAA.

Segundo o estudo, também estão entre os consumidores de jornais online aqueles com maior probabilidade de possuir conexão de banda larga em casa (37% contra 25%) e no trabalho (49% contra 17%). E estes consumidores (ou 28% deles) procuram a versão na internet dos jornais locais para anunciar logo em seguida da versão em papel dos mesmos, deixando em terceiro plano a tevê, o rádio e as páginas amarelas.

Na hora das compras pela internet, a pesquisa também revela que oito entre 10 leitores compraram produtos online nos últimos seis meses. O mesmo aconteceu para apenas quatro em cada 10 internautas que não freqüentam as páginas de notícias. A compra média entre os leitores de jornais na web no período foi de 500 dólares.

Ao traçar o perfil deste tipo específico de internauta, a pesquisa chegou a 51% dos leitores de jornais online formados na faculdade, contra 42% dos internautas com interesses gerais. O motivo que os leva a entrar na web todos os dias é conferir as últimas notícias nacionais e do mundo (61% contra 21%); as notícias locais (54% contra 13%); e as últimas novidades em esportes (24% contra 9%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia