Tecnologia

Kinect poderá ser usado em PC com Windows, diz Ballmer

Executivo demonstrou como a rede Xbox irá se tornar uma plataforma de entretenimento, educação e produtividade para ser explorada na TV

Ballmer em seu último keynote na CES afirmou que o console Xbox é líder no mercado de jogos (Getty Images/Kevork Djansezian)

Ballmer em seu último keynote na CES afirmou que o console Xbox é líder no mercado de jogos (Getty Images/Kevork Djansezian)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2012 às 07h55.

São Paulo - O principal executivo da Microsoft, Steve Ballmer, demonstrou hoje, na CES, como a rede Xbox vai se tornar uma plataforma de entretenimento, educação e produtividade para ser explorada na TV, no computador pessoal e no smartphone.

Em sua última participação em uma CES -- a Microsoft anunciou que a partir de 2013 não participará mais da feira de eletrônicos de Las Vegas -- Steve Ballmer afirmou que o console Xbox é líder no mercado de jogos e disse ainda que 18 milhões de Kinects, o dispositivo para Xbox que reconhece movimentos e voz, foram vendidos em 2011.

“Temos muito orgulho do sucesso que o Xbox e o Kinect representam para a Microsoft e vamos expandir a experiência de uso desta plataforma também para PCs com Windows e smartphones com Windows Phone”, afirmou Ballmer. De acordo com Ballmer, PCs com Windows suportarão o Kinect a partir do dia primeiro de fevereiro.

O executivo demonstrou como os usuários de PCs, smartphones ou tablets rodando Windows, além de TVs conectadas a um Xbox, poderão assistir filmes e séries de TV por streaming ou ainda jogar games em rede.

Para fazer a demonstração, Craig Davidson, vice-presidente da divisão Xbox, usou um Nokia 900 rodando Windows para exibir como acessar filmes e games pelo serviço Xbox Live pelo smartphone.

A Microsoft já possui acordo com as principais emissoras de TV dos Estados Unidos, como Fox e CBS, para transmitir programas de TV e eventos esportivos ao vivo, por streaming pela plataforma Xbox. Davidson também demonstrou uma espécie de Siri, a assistente de voz do iPhone 4S, desenhada para Kinect.


Por meio de comandos de voz, é possível ligar a TV, acessar jogos, mudar os canais da TV, salvar arquivos e navegar na web. Para usar o sistema de comandos de voz, no entanto, é necessário ter um Kinect acoplado ao Xbox. No computador, o uso do Kinect permitirá operar o Windows por meio de comandos de voz.

Craig demonstrou ainda um filme infantil interativo do grupo Vila Sésamo adaptado para a plataforma Xbox com Kinect. No filme, uma criança pode assistir à trama passivamente ou, por meio de gestos, interagir com os personagens, responder perguntas e decidir os rumos da história. De acordo com Craig, este tipo de tecnologia pode ser usada para criar conteúdos pedagógicos e acelerar o aprendizado das crianças.

O executivo afirmou ainda que a partir de primeiro de fevereiro será possível usar o Kinect em PCs com Windows. De acordo com Steve Ballmer, o sensor de movimentos da Microsoft deve ganhar novas aplicações ao longo de 2012. Segundo Ballmer, fabricantes de carros como a Toyota já assinaram acordos com a Microsoft para explorar o Kinect como ferramenta para ajudar na condução de veículos.

Ballmer ainda usou seu keynote para comentar as vendas do pacote Office 2010 no mundo que, segundo o executivo, representam o melhor desempenho da história da suíte de produtividade na história da Microsoft. “Nenhuma outra versão do Office vendeu tanto e em tão pouco tempo como o Office 2010”, afirmou. Ballmer, no entanto, não revelou o número de licenças do Office vendidas em 2011.

Ao comentar o desempenho de outros produtos da Microsoft, Ballmer disse ainda que o buscador Bing já detém 30% do mercado americano, se contabilizadas as buscas feitas também do Yahoo!, empresa associada à Microsoft, o que na opinião do executivo faz frente à liderança do Google no segmento de buscas.

Ballmer não fez comentários sobre o player Zune e o navegador Internet Explorer, produtos da Microsoft que enfrentam graves dificuldades frente seus competidores, como iPod e Chrome, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftPersonalidadesSteve BallmerTecnologia da informaçãoXbox

Mais de Tecnologia

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Plano do Instagram para engajar usuários pode dar certo?

Novo app permite instalar jogos retrô da Nintendo no iPhone; saiba como

Mais na Exame