Tecnologia

Smartphones com Android poderão usar o sistema Sailfish

A Jolla, empresa criada por ex-funcionários da Nokia, tem planos ambiciosos para seu sistema operacional móvel Sailfish

Sailfish OS: CEO da Jolla, afirmou que a empresa é “um negócio de dispositivos e um negócio de software. E é realmente fácil instalar nosso sistema em aparelhos Android” (Divulgação)

Sailfish OS: CEO da Jolla, afirmou que a empresa é “um negócio de dispositivos e um negócio de software. E é realmente fácil instalar nosso sistema em aparelhos Android” (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 09h25.

São Paulo - A startup Jolla, criada por ex-funcionários da Nokia desapontados pelo projeto MeeGo ter sido encerrado, lançaram nesta semana seu primeiro smartphone rodando o sistema operacional Sailfish OS.

Agora, a empresa diz ter planos ambiciosos para o mercado de smartphones e pretende disponibilizar o sistema operacional Sailfish OS para instalação em dispositivos Android, em uma tentativa de ampliar o alcance da plataforma para além do fabricante de hardware.

Em entrevista a um site finlandês, Tomi Pienimäki, CEO da Jolla, afirmou que a empresa é “um negócio de dispositivos e um negócio de software. E é realmente fácil instalar nosso sistema em aparelhos Android”, disse.

O CEO afirmou que a empresa também está ciente de que a comunidade ROM para Android quer ajudar a espalhar a plataforma. “Metade dos compradores de smartphones na China estão atualizando seus antigos dispositivos com versões melhores do Android. Acreditamos que a comunidade irá nos ajudar a prosperar nos aparelhos Android”.

A Jolla também sabe que desta forma não irá arrecadar verbas com a distribuição do sistema, mas ao mesmo tempo precisa agregar valor ao software. Para o CEO, aplicações, serviços e publicidades devem ser os carros-chefes nesse quesito.

No entanto, Tomi não deu detalhes de quando a empresa pretende liberar uma forma de instalar o Sailfish OS em dispositivos Android.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesStartups

Mais de Tecnologia

Ataque cibernético faz Starbucks usar papel e caneta para controlar escala de funcionários

Redmi 13C Vale a Pena na Black Friday? Veja Preço, Detalhes e Ficha Técnica

iPhone 14 ou iPhone 13: Qual Comprar na Black Friday?

Ar-Condicionado de Janela Vale a Pena na Black Friday? Veja Como Escolher