John McAfee, criador do antivírus, é preso na Espanha
Autoridades dos EUA afirmam que McAfee sonegou impostos e não informou ganhos de milhões de dólares
Reuters
Publicado em 6 de outubro de 2020 às 10h42.
Última atualização em 6 de outubro de 2020 às 16h55.
Autoridades espanholas prenderam no aeroporto de Barcelona o criador de software antivírus John McAfee, indiciado pelos Estados Unidos sob acusações de ter cometido crimes financeiros, afirmou uma fonte da polícia nacional nesta terça-feira.
McAfee foi preso no sábado, quando estava prestes a embarcar em um voo para Istambul com um passaporte britânico, informou a fonte.
Outra fonte, da área judicial, disse que McAfee foi apresentado a um juiz por meio de videoconferência e enviado à prisão onde vai aguardar processo de extradição para os EUA.
Depois que foi preso, a conta oficial de McAfee no Instagram publicou a mensagem "McAfee Livre" com uma foto dele. A pessoa que administra a conta não retornou a pedidos de comentários da Reuters.
Autoridades dos EUA afirmam que McAfee sonegou impostos e não informou ganhos de milhões de dólares por meio da promoção de criptomoedas e trabalho de consultoria e venda de direitos sobre a história de sua vida para um documentário.
O órgão de regulação do mercado de capitais dos Estados Unidos, SEC, o acusa de ter levantado 23,1 milhões de dólares em compensações por ter feito recomendações enganosas sobre criptomoedas.